Go Outside

GALINHOS, Rio Grande do Norte

Boa para: Curtir a natureza e praticar kitesurf.

-

O RIO GRANDE DO NORTE é generoso com quem gosta de kitesurf e windsurf. Entre as muitas praias onde esses esportes podem ser praticados, vale a pena olhar para Galinhos, a 170 km de Natal. Com paisagens encantadas e simplicida­de sedutora, a praia fica em uma península rodeada por dunas, salinas, manguezais e rios. Galinhos e o distrito vizinho, Galos, viram ilha quando a maré enche e cobre as bordas da estreita península, de 500 metros de largura.

O acesso é feito por uma barca: os carros só vão até a cidade de Pratagil. Do outro lado, fica uma vilinha tranquila e tradiciona­l, onde o tom é a simplicida­de. A praia de Galinhos não possui uma superestru­tura turística, o que a torna um lugar pacato, para se reconectar com a natureza e desacelera­r.

A pedida é descobrir a natureza fazendo os passeios de barco que adentram pelo braço de mar interno da península. As embarcaçõe­s saem da vila e seguem pelo manguezal, passando pelas salinas. O Rio Grande do Norte é o maior produtor de sal do Brasil e grande parte dele tem sua produção ali. Os barcos param também nas dunas, onde vale dar um mergulho nas lagunas de água salgada que ganharam apelido de “Mar Morto brasileiro” – você não afunda por causa da densidade da água. O segundo semestre é mais “ventoso”, o que ajuda a amenizar a sensação de calor e favorece os esportes de vela. Das dunas, os barcos partem para almoço na cidade de Galos, do outro lado da península, e depois retornam à praia de Galinhos.

ONDE FICAR:

O Chalé Oásis (tel. 84 3552.0024) fica em Galinhos mesmo, à beira-mar. É um dos que incluem, entre os mimos, chuveiro de água mineral (para enxaguar a água salobra da região).

DICA: Gosta de comer? Escolha o passeio de barco com Junior Tubarão (tel. 84 99110.2965). A pausa para o almoço é em Gamboa da Areia, com ostras fresquíssi­mas.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil