Go Outside

WHARARIKI, Nova Zelândia

Boa para: Caminhar e observar animais selvagens.

-

O VISUAL SURREAL desse canto remoto na ilha sul da Nova Zelândia guarda surpresas a cada novo passo. Cruzando uma fazenda e acessando o alto das dunas que levam a Wharariki (perto da pequena Takaka), já dá para sentir que se trata de uma praia especial. Basta descer a duna para confirmar: cavernas, formações rochosas no mar e filhotes de focas te esperam.

O ideal é chegar com tempo para explorar tudo – a praia não é muito extensa, mas tem bastante atrativos. Caso se anime para um mergulho, cuidado com o mar! As correntes são fortes e traiçoeira­s, embora não aparentem. Na passagem por Takaka, também é possível montar uma base para rolês de trekking e mountain bike – converse com os locais para dicas de surf. De Wharariki é fácil esticar lindas caminhas com mirantes pelo trajeto. Há placas com indicação rumo ao Cape Farewell (bem pertinho), o Farewell Spit (até duas horas) ou a Puponga Hill Top Track (que pode levar de três a cinco horas).

ONDE FICAR: Aproveite o clima tranquilo do vilarejo de Takaka (newzealand.com/takaka), excelente base para explorar todo o parque.

DICA: Os momentos de maré baixa garantem uma visita mais proveitosa em Wharariki. Cheque as condições locais com o Department of Conservati­on (doc.govt.nz), órgão federal responsáve­l pela preservaçã­o e visitação.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil