Ca­ça­dor de au­ro­ra bo­re­al

Co­mo con­se­guir ad­mi­rar um dos fenô­me­nos na­tu­rais mais be­los do pla­ne­ta

Go Outside (Brazil) - - GO OUTSIDE -

As Lu­zes do Nor­te, co­mo tam­bém são co­nhe­ci­das as au­ro­ras bo­re­ais, são um fenô­me­no com­ple­xo. Po­de­ría­mos gas­tar pá­gi­nas e pá­gi­nas ex­pli­can­do ci­en­ti­fi­ca­men­te to­da a ca­deia de even­tos ne­ces­sá­ria pa­ra que se­ja pos­sí­vel a vi­su­a­li­za­ção des­se fes­ti­val de lu­zes, cu­ja for­ma­ção se dá pe­la união de vá­ri­os fa­to­res.

Re­su­min­do de for­ma sim­pló­ria, au­ro­ras bo­re­ais são o re­sul­ta­do de ven­tos so­la­res (plas­ma) – atraí­dos pe­los cam­pos mag­né­ti­cos dos po­los da Ter­ra – que, en­tran­do em con­ta­to com cer­tos ga­ses da nos­sa at­mos­fe­ra, re­sul­tam em uma re­a­ção fí­si­co-quí­mi­ca com a li­be­ra­ção de fó­tons (par­tí­cu­las lu­mi­no­sas). Simples, né? Só que não.

Se na te­o­ria a coi­sa pa­re­ce re­la­ti­va­men­te simples, con­se­guir ver es­se es­pe­tá­cu­lo ao vivo re­quer um con­jun­to de acon­te­ci­men­tos tra­ba­lhan­do jun­tos:

1. Con­di­ções ex­cep­ci­o­nais da ati­vi­da­de so­lar: vá­ri­os si­tes de mo­ni­to­ra­men­to e apli­ca­ti­vos de au­ro­ra bo­re­al for­ne­cem in­for­ma­ções so­bre is­so a ca­da in­ter­va­lo de três ho­ras.

2. Ca­pa­ci­da­de de atra­ção des­sas par­tí­cu­las so­la­res pe­los cam­pos mag­né­ti­cos da Ter­ra, ba­se­a­da no des­vio cau­sa­do pe­la ro­ta­ção do nos­so pla­ne­ta. Há di­as que são mais pro­pí­ci­os, ou­tros nem tan­to.

3. Uma noi­te bem es­cu­ra. Em­bo­ra se­ja pos­sí­vel a vi­su­a­li­za­ção da au­ro­ra bo­re­al até mes­mo com a lua cheia (ca­sos mais ra­ros), um céu bem es­cu­ro e lon­ge da ilu­mi­na­ção das ci­da­des au­men­ta a chan­ce da ob­ser­va­ção. Es­co­lher a data da vi­a­gem coin­ci­din­do com um céu sem lua é o ide­al.

4. Sor­te. É pre­ci­so um céu aber­to sem nu­vens pa­ra que a au­ro­ra se­ja vi­sí­vel. E, nes­se ca­so, além da pre­vi­são do tem­po, há que se con­tar com uma aju­di­nha dos deu­ses nór­di­cos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.