Go Outside

Recomendaç­ões médicas

-

A gelatina sozinha não vai te curar. De acordo com o pesquisado­r Keith Baar, seu papel é intensific­ar os efeitos do exercício no tecido-alvo. Ou seja: você precisa focar em trabalhar o tecido conjuntivo que deseja curar ou fortalecer.

Auxílio aos tendões: Use posturas isométrica­s para permitir que a parte saudável do tendão relaxe gradativam­ente, mudando a carga – e provocando o tratamento – dentro do tecido danificado. Para ajudar a curar o tendão calcâneo, por exemplo, fique de pé e se apoie sobre as pontas dos pés de uma das pernas, mantendo a posição por 30 segundo. Repita de três a cinco vezes, com descansos de 30 segundos.

Ajuda óssea: Embora tendões e ligamentos tenham recebido a maior parte das atenções na pesquisa de Keith, os ossos também são uma forma de tecido conjuntivo rico em colágeno – e, portanto, respondem a uma versão modificada do mesmo procedimen­to. Em vez de tensão, use impulsos intensos para provocar a remodelaçã­o óssea. Experiment­e seis minutos pulando corda para prevenir fraturas por estresse nos pés e na parte inferior das pernas.

Timing certo: Tome 15 gramas de gelatina de qualidade alimentar preparada com aproximada­mente 200 mg de vitamina C de 30 a 60 minutos antes de se exercitar. Essas atividades não devem exceder dez minutos e precisam ser realizadas pelo menos seis horas antes ou depois de algum outro exercício. Para evitar lesões, tenha como meta fazer isso de duas a três vezes por semana. Como reabilitaç­ão após uma lesão aguda, comece o mais cedo possível (com carga reduzida, se necessário) e faça até três minitreino­s diários, com seis horas entre cada um.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil