Go Outside

TESOUROS AUSTRAIS

A AUTORA DESTE TEXTO REVELA SEUS LUGARES FAVORITOS

-

SAN MARTÍN DE LOS ANDES

Como ir: Os voos de Buenos Aires podem seguir direto para o aeroporto de San Martín de Los Andes (Aeropuerto Chapelco) ou para Bariloche, de onde a viagem segue de carro. Onde ficar: Se a ideia é esquiar, alugue uma casa de temporada em Las Pendientes (laspendien­tes.com), um condomínio com muitas opções que conta com uma pequena pista particular e se conecta com a estação de Cerro Chapelco por cadeirinha­s. Essa alternativ­a pede um carro, já que a cidade fica a quase 30 km do centro. Lá há muitas opções de hotéis para todos os bolsos. O que fazer: Alugue uma bicicleta estradeira e aproveite a estrada que liga a cidade ao cerro, reme ou veleje no lago Lácar e visite o Parque Nacional Lanín. Melhor época para ir: O ano inteiro. Para esquiar, agosto é a temporada com maior probabilid­ade de neve e menos filas em Chapelco.

EL CHALTÉN

Como chegar: De Buenos Aires, os voos seguem até El Calafate. A maior parte das pousadas e hotéis de El Chaltén oferece transfer. Como a ideia é se jogar nas trilhas do parque e Chaltén é muito pequena, não vale muito a pena alugar um carro só para isso. O que fazer: Trekkings de todos os tamanhos e modelos, além de escalada. É possível curtir caminhadas durante o dia e voltar para dormir na cidade ou ainda fazer trekkings com pernoite em um dos campings do parque. Um deles, o Poincenot, serve de base para se chegar bem perto do Fitz Roy, por meio de uma trilha curta, mas íngreme. Não deixe de subir até lá! Onde ficar: Pousadas e hotéis ou campings. Melhor época para ir: De novembro a março, quando o clima costuma ser um pouco menos instável.

MALLÍN ALTO

Como chegar: Em algumas épocas do ano é possível pegar um voo direto de São Paulo a Bariloche. O mais comum, no entanto, é voar de Buenos Aires para lá. Há serviço de transfer para Mallín Alto, que fica a 20 km do aeroporto, ou é preciso ter um carro 4x4 para chegar lá. Onde ficar: Embora conte com chalés disponívei­s na sua base, o mais legal é ficar nos domos ao pé da montanha. Eles são aquecidos e têm estrutura rústica, mas muito confortáve­l. O que fazer: Esqui fora de pista, com acompanham­ento de guias experiente­s e uma equipe de primeira, caminhadas de snowshoes e cavalgadas. Melhor época para ir: No inverno, para esquiar, ou na primavera, quando ainda se pode ver um pouco de neve, mas já dá para fazer outras atividades.

 ??  ?? HERMANO HERMOSO:
Com paisagens míticas como o Fitz Roy (primeira foto à esq), Chaltén é a meca de trilheiros na América Latina e indispensá­vel num roteiro argentino
HERMANO HERMOSO: Com paisagens míticas como o Fitz Roy (primeira foto à esq), Chaltén é a meca de trilheiros na América Latina e indispensá­vel num roteiro argentino
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil