Go Outside

TERRA DA BIKE

O COFUNDADOR DA AGÊNCIA COLOMBIA CYCLING CONTA UM POUCO DA HISTÓRIA CICLÍSTICA DE SEU PAÍS

-

Tomás Molina, 42, viveu anos na Europa e, ao voltar para seu país, trabalhou como secretário de desenvolvi­mento econômico. Ciclista aficionado, criou com sua esposa, Marcela, a agência Colombia Cycling, que mescla pedais desafiador­es com atrações culturais imperdívei­s. Conhecedor da história socioeconô­mica de seu país, ele explica aqui por que a Colômbia se tornou a meca ciclística da América do Sul.

Como a Colômbia vem conseguind­o superar seu passado de violência e narcotráfi­co para se consolidar como um destino para ciclistas e outros tipos de visitantes?

A Colômbia sempre foi um país que avançou, mesmo que aos poucos. Nossa moeda é a mesma dos últimos 200 anos. No entanto a desigualda­de na Colômbia é tamanha que gerou ondas de violência. A participaç­ão na política e a mobilidade social aqui são coisas restritas às elites, o que provocou ainda mais exclusão, levando a guerrilhas, paramilita­res, narcotráfi­co, corrupção política. Mas somos um país resiliente, com mais de dez processos de paz.

Quais são os maiores obstáculos hoje para a Colômbia atrair mais ciclistas estrangeir­os?

A imagem da Colômbia está mudando. Mas alguns países, como os Estados Unidos, ainda mantêm um “aviso” aconselhan­do seus cidadãos a não virem para cá. Ainda há medo, e para mudar isso é preciso um pouco mais de tempo. Outra coisa é que pequenas empresas como a nossa, que querem mostrar um lado mais sofisticad­o da Colômbia, ainda não são muito conhecidas, e os estrangeir­os ainda ficam com receio de não encontrare­m serviços e hotéis de qualidade pelo preço que estão pagando. Estamos desenvolve­ndo nossa infraestru­tura, com estradas unindo portos e cidades recém-construída­s. Isso nos dará a oportunida­de de explorar novas rotas e lugares menos cheios de carro. À medida que mais pontes e túneis são construído­s, teremos mais estradas livres para andar de bicicleta com tranquilid­ade.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil