So­li­dá­rio

GRANDES ÍDOLOS DA MÚSICA ESPECIAL PAUL MACCARTNEY - 2 - - FILANTROPIA -

• Con­certs for the Pe­o­ple of Kam­pu­chea

Na úl­ti­ma semana de 1979, foi re­a­li­za­da em Ham­mers­mith Ode­on, em Lon­dres, uma sé­rie de con­cer­tos be­ne­fi­cen­tes em prol das ví­ti­mas da gu­er­ra no Cam­bo­ja. O even­to foi or­ga­ni­za­do por Paul McCart­ney e Kurt Waldheim, e en­vol­veu artistas da no­va e ve­lha ge­ra­ção. Uma se­le­ção com os me­lho­res mo­men­tos do even­to foi lan­ça­da em 1980 no fil­me Con­cert for Kam­pu­chea com ver­sões EP e LP.

• Band Aid

Band Aid foi um su­per­gru­po sur­gi­do da união de mú­si­cos bri­tâ­ni­cos e ir­lan­de­ses, or­ga­ni­za­da em 1984 por Bob Gel­dof e Mid­ge Ure com o in­tui­to de ar­re­ca­dar fun­dos em prol dos fa­min­tos da Etió­pia ao lan­çar o com­pac­to Do They Know It’s Ch­rist­mas?. Na épo­ca, al­can­çou o pri­mei­ro lu­gar en­tre os mais ven­di­dos nes­te e nos dois lan­ça­men­tos se­gui­dos.

O grupo foi re­for­mu­la­do em qua­tro oca­siões, sem­pre apre­sen­tan­do os mais fa­mo­sos artistas bri­tâ­ni­cos e ir­lan­de­ses de can­ção pop de sua épo­ca. Sua pri­mei­ra ver­são, lan­ça­da no dia 15 de de­zem­bro de 1984, além de Paul McCart­ney, con­tou com a pre­sen­ça de Phil Collins, John Taylor, Bo­no, Sting, Da­vid Bowie, en­tre ou­tros.

• Li­ve Aid

O Li­ve Aid foi um con­cer­to de rock re­a­li­za­do em 13 de ju­lho de 1985, com o ob­je­ti­vo de an­ga­ri­ar fun­dos em prol da Etió­pia. Os con­cer­tos fo­ram re­a­li­za­dos no Wem­bley Sta­dium em Lon­dres, com uma pla­teia de apro­xi­ma­da­men­te 82 mil pes­so­as e no John F. Ken­nedy Sta­dium na Fi­la­dél­fia, com apro­xi­ma­da­men­te 99 mil pes­so­as.

Os or­ga­ni­za­do­res do even­to fa­zi­am ques­tão de pe­lo menos um ex-in­te­gran­te dos Be­a­tles, pre­fe­ren­ci­al­men­te Paul McCart­ney, de­vi­do à sua im­por­tân­cia no ce­ná­rio mu­si­cal. Mui­to aguar­da­do pe­lo pú­bli­co e pe­los mais de dois mi­lhões de te­les­pec­ta­do­res do mun­do to­do, Paul foi o úl­ti­mo a se apre­sen­tar no even­to.

• Li­ve 8

Pre­o­cu­pa­do e ati­vis­ta, Paul deu uma de­cla­ra­ção so­bre o que sig­ni­fi­ca pa­ra ele fa­zer par­te do Li­ve 8, even­to que pre­ten­de cons­ci­en­ti­zar o pla­ne­ta de que é ne­ces­sá­rio er­ra­di­car a po­bre­za no mun­do:

“Vou abrir o Li­ve 8 no Hy­de Park ao la­do de uma ban­di­nha ir­lan­de­sa da qu­al vocês já de­vem ter ou­vi­do falar, o U2, can­tan­do Sgt. Pep­pers Lo­nely He­arts Club Band. O Li­ve 8 não é uma ação pra ar­re­ca­dar fun­dos. Não é pe­lo di­nhei­ro. É pa­ra ge­rar cons­ci­ên­cia. É pa­ra falar em no­me dos afri­ca­nos que es­tão nas­cen­do nes­te exa­to mo­men­to em dé­bi­to eter­no. Eles ja­mais con­se­gui­rão sair des­sa so­zi­nhos. Tu­do o que es­ta­mos ten­tan­do é que es­sa dí­vi­da se­ja per­do­a­da. É uma pe­que­na so­ma pa­ra nós, mas tu­do pa­ra eles”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.