Da Ti­ju­ca pa­ra o Bra­sil, po­de cha­mar o sín­di­co!

No­vos su­ces­sos, uma gran­de pai­xão e o sur­gi­men­to de um íco­ne da mú­si­ca na­ci­o­nal

GRANDES ÍDOLOS DA MÚSICA ESPECIAL TIM MAIA - 3 - - SUCESSO - Tex­to e pes­qui­sa Le­o­nar­do Go­mes/ Co­la­bo­ra­dor Ana Pau­la Mal­do­na­do

Após per­cor­rer um ca­mi­nho de di­fi­cul­da­des em qua­se to­dos os pe­río­dos de sua vi­da, foi em 1970 que Tim al­can­çou o su­ces­so. Na­que­le ano, ele ex­plo­diu e apro­vei­tou o gran­de mo­men­to pa­ra lan­çar o seu primeiro dis­co de vi­nil. Ido­la­tra­do pe­lo pú­bli­co e ado­ra­do pe­la crí­ti­ca, o LP fi­cou du­ran­te seis me­ses no to­po das pa­ra­das no Rio de Ja­nei­ro.

Uma das mú­si­cas de mai­or su­ces­so do ál­bum foi Azul da Cor do Mar, que di­fe­ren­te do que mui­ta gen­te ima­gi­na, não foi ins­pi­ra­da em mo­men­tos de fren­te pa­ra o mar. Quan­do es­ta­va dor­min­do no so­fá do apar­ta­men­to de um ami­go, Tim fi­ca­va ou­vin­do e ob­ser­van­do as mu­lhe­res que pas­sa­vam por ali, mas que não da­vam a mí­ni­ma aten­ção pa­ra ele. Em uma das pa­re­des que es­ta­vam ao seu re­dor, ha­via um qua­dro de uma mo­re­na com su­as cur­vas à mos­tra, em um ce­ná­rio de praia, daí veio a ins­pi­ra­ção.

FON­TES Fil­me Tim Maia, di­re­ção de Mau­ro Lima; Li­vro Va­le Tu­do - O Som e a Fú­ria de Tim Maia, es­cri­to por Nel­son Mot­ta; Sé­rie do­cu­men­tal Por To­da Mi­nha Vi­da, di­ri­gi­da pe­la Re­de Glo­bo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.