FE­CHAM-SE AS COR­TI­NAS

Co­mo foi a úl­ti­ma apre­sen­ta­ção em tur­nê da ban­da

GRANDES ÍDOLOS DA MÚSICA - The Beatles - - Indice -  TEX­TO Érica Agui­ar  DE­SIGN Mary El­len Ma­cha­do  FO­TOS Ani­ta Pon­ne/Shutterstock Ima­ges

Há 50 anos, os Be­a­tles su­bi­am ao pal­co do es­tá­dio Can­dles­tick Park, em São Fran­cis­co (nos Es­ta­dos Uni­dos), para dar iní­cio à úl­ti­ma apre­sen­ta­ção em tur­nê

O pla­no de fun­do

Os Be­a­tles já es­ta­vam na sua ter­cei­ra tur­nê, vo­an­do por to­do o mun­do e dor­min­do em di­fe­ren­tes ho­téis a ca­da se­ma­na. Os shows eram cur­tos e mui­to es­tri­den­tes: fãs gri­ta­vam ao ní­vel de não ser pos­sí­vel es­cu­tar o quar­te­to com cla­re­za. Além dis­so, po­lê­mi­cas quan­to à de­cla­ra­ção de John Len­non so­bre se­rem “mais po­pu­la­res do que Je­sus” aba­la­ram a ban­da e pro­vo­ca­ram con­sequên­ci­as co­mo a qu­ei­ma de dis­cos em es­ta­ções de rá­dio re­li­gi­o­sas, pro­tes­tos da Ku Klux Klan e ame­a­ças anô­ni­mas de mor­te. Che­ga­va a ho­ra de “saí­rem de fé­ri­as” .

Can­dles­tick Park

O show de 29 de agos­to de 1966 não foi um sucesso. Cer­ca de 25 mil in­gres­sos fo­ram vendidos, um pou­co mais do que a me­ta­de da ca­pa­ci­da­de má­xi­ma. Fãs que re­la­tam a ex­pe­ri­ên­cia lembram co­mo o lo­cal es­ta­va va­zio. O Can­dles­tick Park era a “ca­sa” do ti­me de bei­se­bol San Fran­cis­co Gi­ants. As­sim, o pal­co foi er­gui­do atrás da se­gun­da ba­se, a um me­tro e meio do chão, com uma gra­de sim­ples de me­tal ao seu re­dor.

Fim de uma era

As­sim co­mo os ou­tros con­cer­tos da tur­nê, es­te du­rou ape­nas 33 mi­nu­tos e co­me­çou às oi­to ho­ras da noi­te. Paul McCart­ney que­ria um re­gis­tro do show e pe­diu para que o as­ses­sor de im­pren­sa Tony Bar­row gra­vas­se a apre­sen­ta­ção em uma fi­ta, com 30 mi­nu­tos de du­ra­ção em ca­da la­do. Con­tu­do, Bar­row es­que­ceu-se des­se de­ta­lhe e cor­tou a gra­va­ção no meio da can­ção fi­nal. No áu­dio, di­vul­ga­do pos­te­ri­or­men­te, é pos­sí­vel ou­vir co­men­tá­ri­os de Paul so­bre o tem­po e a eu­fo­ria dos fãs, que mar­ca­ram a úl­ti­ma tur­nê do gru­po.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.