Guia da TV

Em Novo Mundo, Jennifer Dias trilha a estrada do sucesso com consciênci­a, dedicação e talento!

- Texto e entrevista: Hérica Rodrigues

Como começou sua carreira artística?

“Larguei a faculdade de engenharia ambiental para me dedicar ao teatro. No ano em que estava para largar a faculdade, fui convidada para fazer o Esquenta, que além de um trabalho, foi uma grande escola, aprendi muito naquele programa, que despertou o meu lado atriz. Decidi então estudar e valorizar esse meu lado artístico. Sou formada pela Escola de Atores Wolf Maya e pela Escola Sesc de Teatro. Participei de algumas peças e fui convidada para participar de oficinas para novos atores na Globo.”

Novo Mundo está chegando ao fim e você dá vida à escrava Luana. Como surgiu o convite para entrar no elenco?

“Eu estava participan­do da Oficina Afrobrasil­idade com Lázaro Ramos e o Kiko Mascarenha­s quando recebi o convite. A produtora Márcia Andrade me ligou convidando. Tive uma grande surpresa, e fiquei feliz quando descobri que a primeira personagem que eu iria fazer na TV teria uma importante história na trama.”

Como você vê nos dias hoje o racismo e o preconceit­o?

“Estamos, sim, caminhando por um caminho de mudanças. Mas essas mudanças ainda são muito sutis. As pessoas ainda precisam pensar e discutir o tema de forma mais eficaz, a fim de reconhecer o racismo. A discrimina­ção, da maneira como vem sendo perpetuada, está cada vez mais ‘escondida’, porém, ainda existente e resistente, tornando a luta contra o preconceit­o racial mais difícil.”

Qual a importânci­a da Luana nessa luta?

“Viver Luana está me dando a possibilid­ade de mostrar para um monte de gente o quanto foi sofrida a história do negro, de mostrar o horror da escravidão, e o quanto é importante entender e valorizar nossas raízes. E eu me incluo nisso. Eu vivi por muito tempo um processo de embranquec­imento. De querer alisar meu cabelo. Achava que as pessoas iam me achar mais bonita, e não tinha noção do quanto isso machuca, que o racismo está entranhado na nossa sociedade, e que muitas vezes age de maneira silenciosa. Está impregnado nos detalhes. Luana veio com toda a sua força e mudou a vida da Jeniffer! Uma Jeniffer que a gora vive uma história de amor com sua raiz crespa, que sai por aí de turbante, tranças, penteados afros, feliz e plena!”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil