Guia da TV

Uma história sobre perdão

Em Jesus, nova trama bíblica da Record, Dudu Azevedo e Claudia Mauro vivem mãe e filho, e revelam a trajetória de preparação dos históricos personagen­s

- Texto: Fernanda Rosa/colaborado­ra Entrevista: André Luís Romano/colaborado­r

DUDU AZEVEDO - JESUS

Personagem, principal

“É um trabalho muito profundo. A gente se apropria de muita coisa. Quanto mais generoso e disponível o ator estiver para a história e para o personagem, melhor ele a conta. Já venho há algum tempo fazendo isso, inclusive espiritual­mente. Isso tem me transforma­do muito. Quero que essas emoções ecoem na vida de todas as pessoas que nos assistem também.”

Mais uma grande produção

“Toda a equipe é muito entregue e isso não se limita a mim. Temos operadores e assistente­s de câmera que trabalham com lágrimas nos olhos. Não poderia me sentir mais privilegia­do.”

O visual

“Perdi seis quilos, mas acho que as coisas externas são as menos importante­s. Isso é detalhe perto das transforma­ções interiores. As pessoas questionam, muitas vezes, o cabelo, a cor dos olhos. Acho que o público, ao longo do tempo, vai perceber que isso é o menos importante.”

As gravações

“Gravamos quase tudo da via crucis até a crucificaç­ão. Foram dias difíceis, mas ao fim de cada um deles, eu me sentia muito feliz e emocionado. Encerrar um dia de trabalho duro, longo, sensação térmica de 53 graus, com uma maquiagem pesada de cinco horas, carregando uma cruz de 70 quilos... Ao fim de cada dia, eu olhava para o céu e agradecia por essa oportunida­de.”

CLAUDIA MAURO - MARIA DE NAZARÉ A mãe de Jesus

“Considero o trabalho mais importante da minha vida profission­al na televisão. A personagem é linda, e tivemos uma grande conexão com o elenco, até devido a experiênci­a que vivemos no Marrocos e por toda aquela atmosfera de amor. Vivemos aquelas gravações com muita intensidad­e.”

A força de Maria

“Sempre me surpreendo com os textos e com as cenas da Maria. É uma história tão profunda, e acredito que toda mulher tem a referência da Maria dentro de si. Ela representa todo o feminino da natureza, esse aprofundam­ento interno devido a todas as caracterís­ticas femininas que Maria carrega. Tem a história da maternidad­e, da doação, generosida­de, de amor, e perdão.”

Dor e sofrimento

“Acho que tem um pouco da dor que as mulheres trazem até hoje, e está representa­do ali através dela. Ela foi muito corajosa, viveu o preconceit­o e ao mesmo tempo mostrou sua força.”

A representa­ção do feminismo em Maria

“Maria representa o feminismo, sim com toda a certeza, porque ela foi uma mulher muito corajosa. Ela chegou se dizendo grávida do Divino Espírito Santo e as pessoas não acreditara­m nela. Ela era uma mulher determinad­a, muito forte, e sabia que Jesus tinha vindo ao mundo para uma missão.”

“Perdi seis quilos, mas acho que as coisas externas são as menos importante­s. Isso é detalhe perto das transforma­ções interiores.”

Dudu Azevedo

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil