Guia da TV

Personagen­s inesquecív­eis Ela nasceu assim e vai ser para sempre...

Gabriela! A sensual nordestina tem a liberdade como sua melhor amiga e nenhuma noção do poder de sua beleza!

- Texto: Aline Campanhã/colaborado­ra Receita de Edu Guedes

Gabriela é uma adaptação do romance Gabriela, Cravo e Canela (1958), de Jorge Amado. A história se passa em 1925, quando uma seca devastador­a obriga as populações famintas do Nordeste a emigrar em busca da sobrevivên­cia. A novela fez tanto sucesso quando passou pela primeira vez na telinha da Globo, em 1975, que ganhou uma segunda versão em 2012, que é a que vamos relembrar agora!

O jeitinho Gabriela de ser

Jovem bonita e cheia de vida, Gabriela (Juliana Paes) é dona de uma sensualida­de espontânea. Ela é o principal objeto de desejo dos homens da cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, além de se tornar alvo da inveja das mulheres. Simples e ingênua, a moça encontra dificuldad­es para assimilar as regras de comportame­nto da sociedade de Ilhéus. A chegada de Gabriela na cidade muda a vida de Nacib (Humberto Martins). A moça se torna cozinheira do turco e, conforme se aproxima do patrão, uma química surge. Nacib se apaixona e começa a ter um caso com ela. Mas a natureza sem pudores da jovem o deixa enciumado e furioso. Gabriela se diverte com as crianças que brincam na rua como se fosse uma delas, e não tem consciênci­a do efeito que causa nos homens a quem trata, sem distinção, pelo pronome “seu”. Quando fica admirada com um rapaz bonito, elogia sem pensar: “Que beleza de moço!”.

Ela não muda!

A solução encontrada por Nacib para fisgar de vez Gabriela é casar-se com ela. Ele tem esperanças de que, deixando de ser sua empregada, ela passe a se comportar de forma mais adequada. A moça, porém, não consegue mudar seu jeito de ser. Mesmo após o casamento, continua a tratar o marido por “Seu Nacib” e a se comportar da mesma forma livre de antes.

de olho em outro

Faltando pouco para a trama acabar, Gabriela acaba caindo na lábia de Tonico Bastos (Marcelo Serrado), padrinho do seu casamento com Nacib. O turco flagra os dois na cama e expulsa a mulher de casa. Gabriela, que sempre foi livre, se vê perdida, mas encontra abrigo no bordel. Nas cenas finais, Nacib acaba perdoando a mulher.

Ingredient­es

• 4 cenouras em cubos • 4 xícaras (chá) de água • 1 cubo de caldo de legumes

• 2 xícaras (chá) de cream cheese • 4 colheres (sopa) de azeite • 1 cebola picada • 2 dentes de alho picados • 500g de camarão limpo • Sal e cheiro-verde picado a gosto

Preparo

Coloque a cenoura, a água e o caldo de legumes em uma panela e cozinhe em fogo médio até amaciar. Desligue, deixe amornar e transfira para o liquidific­ador. Junte o cream cheese e bata até ficar homogêneo. Reserve. Aqueça uma panela com o azeite, em fogo médio e frite a cebola e o alho por 2 minutos. Adicione o camarão, sal e cheiro-verde e refogue por 5 minutos. Junte o creme de cenoura, acerte o sal e cozinhe por 3 minutos depois de ferver. Transfira para uma sopeira, polvilhe com cheiro-verde picado e sirva.

Edu Guedes está no ar de segunda a sexta-feira, às 9h30, no Edu Guedes e Você, na Rede TV! CALDO DE CENOURA E CAMARÃO Tempo de preparo: 40min

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil