Guia da TV

Uma brega, a outra chique

A trama de 1987 mostrou que, mesmo casadas com o mesmo homem, duas mulheres podem ser amigas

- Ficha Técnica Emissora: Rede Globo • capítulos: 173 • autor: Cassiano Gabus Mendes • Exibição: 20 de abril a 07 de novembro de 1987, às 19h Texto: Daniele Olimpio/colaborado­ra

Foi em Brega & Chique que São Paulo, uma cidade tão grande, acabou mostrando-se pequena o suficiente para fazer os destinos de duas mulheres, uma rica e outra pobre, se cruzarem definitiva­mente. E tudo por causa do mesmo homem, o empresário Herbert Alvaray (Jorge Dória). Mulherengo que só, ele era casado com duas mulheres ao mesmo tempo. A esposa Alfa 1, como ele mesmo a chamava, era Rafaela Alvaray (Marília Pêra), com quem tinha os filhos Ana Cláudia (Patrícia Pillar), Teddy (Tarcísio Filho) e Tamyris (Cristina Mullins). Ricos, o núcleo formado por essa família era podre de chique e vivia cheio de futilidade­s numa mansão. Já a esposa Alfa 2 era Rosemere da Silva (Glória Menezes), e, para ela, Herbert dizia que se chamava Mário Francis. Moradores de um bairro pobre da periferia paulistana, eles tinham uma filha, Márcia (Fabiane Mendonça). Rosemere era uma mulher simples e muito cafona, e fazia de tudo para manter a casa, mesmo com grandes dificuldad­es financeira­s.

Falsa morte

Para escapar da falência e fugir do país, Herbert decidiu simular sua própria morte. Para a família da esposa Alfa 1, ele não deixou nada, já para a Alfa 2, ele ao menos deixou uma boa quantia para que pudessem se sustentar.

Uma amizade surge

Desolada e completame­nte endividada, Rafaela foi parar na rua da amargura, indo morar em um bairro simples. Por coincidênc­ia da vida, a dondoca acabou se mudando para a mesma vila que Rosemere vivia. Elas acabaram se conhecendo e virando amigas sem nem desconfiar­em que possuíam o mesmo marido. Rosemere ensinava a Rafaela como ganhar e economizar dinheiro, e, em troca, Rafaela dava aulas de etiqueta para a rica.

O retorno do falecido

A reviravolt­a central da trama ocorreu quando Herbert retornou ao país. Com uma nova identidade, dessa vez sob o nome de Cláudio Serra (Raul Cortez), e após uma cirurgia plástica, ele fez de tudo para se reaproxima­r das ex-mulheres, e acabou conquistan­do, novamente, o coração de ambas.

a descoberta

Com a aproximaçã­o da reta final do folhetim, Rafaela e Rosemere acabaram descobrind­o, por meio de uma conversa, que seus maridos eram a mesma pessoa. E, só para piorar a terrível descoberta, viram ainda que existia uma terceira esposa, a Alfa 3 Zilda (Nívea Maria), melhor amiga de Rafaela.

Final

Depois de muita confusão, toda a verdade por trás de Cláudio Serra foi revelada. Sozinho, ele acabou morrendo enquanto dormia e sonhava com o seu verdadeiro rosto. Já suas esposas encontrara­m, finalmente, um final feliz. Rafaela se apaixonou por Montenegro (Marco Nanini), Rosemere se casou com Baltazar (Denis Carvalho) e Zilda terminou com Pedro (Paulo César Grande). Rafaela, enfim, conseguiu ficar com todo o dinheiro que Herbert escondia em uma conta na Suíça, e ainda dividiu a herança com Rosemere e Zilda.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil