Guia da TV

Personagen­s reais

Algumas tramas trouxeram histórias inspiradas em pessoas que existem de verdade. Vamos relembrar?

- Texto: Flávia Magalhães

Todos sabem que as novelas são histórias de ficção brilhantem­ente inventadas por seus autores. Porém, algumas delas misturam a realidade com o mundo da fantasia e trazem às telinhas inspiraçõe­s reais, como é o caso de Antero (Ary Fontoura), um homem transexual em A Dona do Pedaço. Confira alguns personagen­s que foram baseados em histórias verdadeira­s!

Bibi Perigosa

Inspirada em Fabiana Escobar, conhecida como a Baronesa do Pó na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, por ser casada na época com o traficante Saulo de Sá Silva. A personagem vivida por Juliana Paes era esposa de Rubinho (Emílio Dantas) em A Força do Querer (2017). A ex-estudante de Direito era apaixonada pelo marido e apostou todas as suas fichas nele por acreditar que deveria apoiá-lo em qualquer situação.

Antero

O personagem de Ary Fontoura viverá no enredo um personagem inspirado na história de Lourival Bezerra de Sá, de 78 anos, que morreu após um infarto fulminante. No atestado de óbito, porém, descobriu-se que ele havia nascido mulher e nenhum dos seis filhos soube da verdade até o dia de sua morte.

Téo Pereira

O jornalista de celebridad­es da novela Império (2014) foi inspirado em famosos jornalista­s de fofocas da televisão, revistas e jornais, como Leão Lobo e Léo Dias. Inclusive, o ator Paulo Betti recebeu a ajuda de Léo para ajudar a construir a personalid­ade de Téo Pereira.

Nazaré Tedesco

A amada vilã da novela Senhora do Destino (2004), vivida por Renata Sorrah, foi inspirada no caso de Vilma Martins Costa. A enfermeira foi condenada por raptar o recém-nascido Pedro Rosalino Braule Pinto, em 1986, da maternidad­e onde trabalhava, registrá-lo e criá-lo como seu filho legítimo. Na novela, Nazaré rapta Lindalva ainda bebê do colo da imigrante Maria do Carmo (Susana Vieira) e a cria com o nome de Isabel (Carolina Dieckmann).

Ivana/ivan

Em A Força do Querer (2014), a autora Glória Perez buscou inspiração na história do modelo e ator mineiro Tarso Brant para compor a personagem de Carol Duarte, um homem transexual em descoberta. Tarso prestou consultori­a para a novelista contando como se sentia em relação ao seu corpo e como foi seu processo de transição.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil