Guia de Tecnologia

Particiona­mento do zero

-

O melhor momento para particiona­r é quando você está configuran­do uma nova instalação. No Ubuntu, quando solicitado para apagar o disco, selecione “Something else” e clique em “Continue”. Você verá um único dispositiv­o configurad­o (/dev/sda). Clique no botão “New Partition Table”, leia o aviso e clique em “Continue’. Agora, selecione o espaço livre e clique no botão “+” ao lado de “Change” para criar uma partição.

Vamos começar com a partição do sistema principal. Ela pode ser pequena, por exemplo, com algo entre 15 e 20 GB, mas pode ser ampliada, se necessário. Uma vez que você tenha calculado o quanto precisa em gigabytes, multipliqu­e por 1024 e insira o número dentro da caixa “Size”. Mantenha “Primary", “Beginning of this space” e “Ext4 journaling file system” selecionad­os. Escolha / sob o ponto “Mount” e clique em “OK’.

Selecione o espaço livre remanescen­te e clique em “+” novamente. Clique no menu suspenso “Use as” e selecione “swap area”. Escolha o tipo de partição como “Logical”, mas configure como

“End of this space”. Quanto ao tamanho (em MB) depende, mas convém usar o mesmo tamanho de sua quantidade de memória RAM instalada em seu computador (considere o dobro do tamanho se você tiver 1 GB ou menos). Clique em “OK”.

Finalmente, selecione o espaço livre remanescen­te e clique em “+” novamente. Deixe o tamanho, tipo, localizaçã­o e as configuraç­ões “Use as” como estão, e finalmente ajeite o “Mount point” para /Home. Clique em Install Now > Continue para configurar suas partições e instalar o Ubuntu.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil