Guia Minha Saúde

Leite materno

-

Ordenha manual:

consiste na ordenha do próprio leite com as mãos. Procure um lugar reservado e tranquilo para realizá-la, prenda os cabelos, relaxe e tenha pensamento­s bons e felizes para facilitar a “descida” do leite (pensar no seu bebê ajuda muito) e com as mãos previament­e lavadas com cuidado, faça massagens nas mamas com movimentos circulares ao redor da aréola.

Depois da massagem, posicione seu polegar mais ou menos 4 cm acima do mamilo e os outros dedos em volta da aureola, formando com a mão algo parecido com a letra “C”. Aproxime o polegar dos outros dedos pressionan­do a mão toda em direção a seu próprio corpo, ou seja, para trás de encontro às suas costelas, depois diminua a pressão. Normalment­e a mão esquerda realiza o movimento na mama esquerda e a direita na mama direita. Faça esse movimento várias vezes até que o leite comece a sair. Despreze os primeiros jatos.

Se preferir, utilize as duas mãos. Atenção, tenha cuidado para não machucar os mamilos! Dor indica que você está forçando demais ou espremendo os mamilos e isso pode ocasionar rachaduras. Colha seu leite durante mais ou menos 30 minutos e repita esse procedimen­to sempre que conseguir para formar um bom estoque de leite materno para ser oferecido ao seu bebê enquanto você estiver longe dele.

Ordenha mecânica com bombinha manual:

a bombinha suga o leite da mama por uma peça de sucção que você aciona manualment­e.

Ordenha mecânica com bomba elétrica:

a máquina faz o trabalho de sucção do seu leite imitando o movimento que fazem os bebês para mamar.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil