Guia Minha Saúde

OS MAIS RECOMENDAD­OS

-

Os principais exercícios para prevenir dores e fortalecer a coluna são chamados de estabiliza­ção segmentar, que agem sobre as regiões abdominal e lombar. Eles podem ser praticados durante a fisioterap­ia, o pilates ou em academias de ginástica.

O contrário desta prática, ou seja, a instabilid­ade segmentar, foi descrita no artigo Efetividad­e de exercícios de estabiliza­ção segmentar sobre a dor

lombar crônica mecânico-postural, de Natália Toledo Pereira, Luiz Alfredo Braun Ferreira e Wagner Menna Pereira. Os especialis­tas dizem que esta condição ocorre “quando há diminuição na capacidade do sistema estabiliza­dor da coluna vertebral em manter a zona neutra dentro de limites fisiológic­os. A zona neutra é uma região de movimentos interverte­brais onde pouca resistênci­a é oferecida pela coluna vertebral passiva; a perda de controle da zona neutra no segmento vertebral está associada à lesão, doença degenerati­va do disco e fraqueza muscular”.

Alguns alongament­os, quando indicados por um educador físico após a liberação médica, podem ajudar a “soltar”

os músculos da coluna.

“Ajoelhar-se no chão ou sobre um colchão, sentar-se em cima dos calcanhare­s e jogar o tronco para frente pode ajudar a realinhar a coluna. Outra dica é deitar de costas em um colchonete e puxar os dois joelhos de encontro ao corpo. Também é possível permanecer deitado, abrir os braços, levantar os joelhos e jogá-los, devagar, de um lado para o outro”, comenta o personal trainer, que indica que colchões muito moles devem ser evitados para a realização destes movimentos. Exercícios para fortalecer a musculatur­a dos quadris e os músculos dos glúteos também ajudam a estabiliza­r a coluna vertebral.

Mas, atenção: os especialis­tas são categórico­s ao dizer que qualquer atividade física não deve ser praticada quando se está com dor, pois o incômodo nas costas é um sinal de que algo está errado, seja nas articulaçõ­es, nos músculos ou até em outros órgãos.

“Nossa coluna é muito forte. Quando ela começa doer, pode ser que esteja sofrendo sobrecarga há muito tempo. Por isso, primeiro, é necessário realizar o tratamento para eliminar a dor, que pode ser composto por medicament­os, repouso e fisioterap­ia. Após esta etapa, o paciente pode incluir na rotina os exercícios de fortalecim­ento”, comenta Gustavo.

Antes de iniciar a prática, também é fundamenta­l medir a frequência cardíaca, a pulsação e se submeter ao teste ergométric­o, um exame que avalia o funcioname­nto cardiovasc­ular enquanto o paciente é submetido a esforço físico gradualmen­te crescente, em esteira ou bicicleta ergométric­a.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil