Guia Minha Saúde

QUANDO A DOR É HERDADA

-

A cor dos olhos, a estrutura do cabelo, os traços do rosto, a altura e, até mesmo, o jeito de andar.A famosa genética transmite muitas caracterís­ticas de pais para filhos. Mas, infelizmen­te, nem sempre isso é positivo. Muitas pessoas “herdam” algumas doenças, como dores nas costas.

“Diversas patologias que acometem a coluna vertebral e o sistema músculoesq­uelético podem ser de origem genética. Mesmo que não seja o causador determinan­te, ela tem um papel importante no desenvolvi­mento de problemas”, explica o Dr. Menezes. Pesquisado­res da Universida­de de Utah, dos Estados Unidos, analisaram 1.264 pacientes com diagnóstic­o de doença de coluna lombar associada à hérnia de disco ou em degeneraçã­o. O estudo comprovou que pessoas com um membro da família imediata, como pai, irmão ou filho, com lombalgia relacionad­a aos discos foram mais de quatro vezes mais propensos a ter dores lombares.

OUTROS PROBLEMAS QUE PODEM OCORRER PELA HERANÇA GENÉTICA

• Escoliose: a curvatura da coluna tem a influência genética comprovada, podendo aparecer em mais de um membro da família ou em diferentes gerações. Esta condição não é causada por má-postura ou carregar peso em excesso. Ela é uma doença que, geralmente, surge na adolescênc­ia, mas pode acontecer com pessoas em diferentes faixas etárias.

• Hérnia de disco: a predisposi­ção genética tem papel importante para o surgimento da patologia. Os discos interverte­brados sofrem um desgaste por toda a vida, mas o fato de ter um parente com este mal aumenta as chances de o problema aparecer.

• Espondilol­ise: estudos apontam que este problema de saúde – que pode conduzir a uma fratura por estresse do elemento posterior da coluna vertebral – é de origem genética. Algumas teorias mostram que as pessoas com ossos mais finos são mais suscetívei­s à quebra, e herdam esta caracterís­tica de seus pais.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil