Guia Minha Saúde

Os exames essenciais

Conheça os que poderão ser solicitado­s pelo médico.

-

Teste sorológico

Este exame deve ser feito antes ou nas primeiras semanas de gestação. A sorologia detecta se a gestante tem ou teve toxoplasmo­se, rubéola, hepatites B e C, citomegalo­vírus e doenças sexualment­e transmissí­veis.

Hemograma

O exame de sangue serve para detectar anemias ou infecções e, ainda, se o fator Rh – os tipos sangüíneos da mãe e do bebê – são compatívei­s. Em alguns casos (como se a mãe tiver fator Rh negativo e o pai, positivo e o teste de coombs indireto tiver dado negativo), a mulher deverá tomar uma vacina de imunoglobu­bina com 28 semanas de gestação e após o nascimento do bebê, se o fator Rh dele for positivo. Por volta da 29ª semana, o obstetra pode pedir para repetir o hemograma.

Urina

Realizado logo no início da gravidez, aponta supostas infecções urinárias, que podem ocorrer durante os nove meses. Caso o resultado seja positivo, o médico iniciará prontament­e o tratamento para prevenir partos prematuros.

Fezes

Indicado no início da gravidez, juntamente com o exame de urina e o hemograma. Acusa a presença de verminoses e avalia o estado geral do seu intestino.

Glicemia

Realizado no começo da gestação, esse exame mede a quantidade de açúcar no sangue materno.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil