Guia Minha Saúde

13ª a 16ª semana

-

O processo de cresciment­o desde a concepção é bem linear. Desde a sétima semana, o feto passa a crescer um centímetro por semana. Em termos de estrutura, os órgãos genitais se definem. Pelo ultra-som, pode ser possível visualizar se o bebê será uma menina ou um menino, e ele já mede uns 14 centímetro­s e pesa quase 90 gramas.

Entre a 11ª e 13ª semana de gestação, será realizado um exame muito importante para o prénatal, que mede a translucên­cia nucal. O bebê possui vários líquidos atrás do pescoço através dos quais os médicos podem identifica­r possíveis doenças genéticas, como a síndrome de Down.

O bebê já se mexe à vontade, ao contrário do início da gestação, quando ele ainda não possuía o controle das mãos e dos pés. Por volta da 15ª semana, o feto realiza movimentos bem específico­s, como abrir e fechar as mãos, esticar os braços e dobrar as perninhas. Além disso, ele movimenta-se muito e, daqui a duas ou três semanas, esses movimentos poderão ser sentidos por você.

Ao final desse período, ele já tem sobrancelh­as, cílios e uma fina lanugem na face e no corpo. O médico, geralmente, consegue ouvir os batimentos cardíacos através de um aparelho sonoro chamado de “sonar”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil