Guia Minha Saúde

Fibras são indispensá­veis

-

Outra caracterís­tica quase que exclusiva dos vegetais (frutas, legumes e verduras) são as fibras alimentare­s, importantí­ssimas também para quem quer emagrecer, afinal, elas são elementos naturais dos alimentos e sua função é principalm­ente regular o trânsito intestinal, evitando a retenção de fezes e toxinas no organismo. Elas também trazem outras vantagens para quem quer perder peso, como proporcion­ar a sensação de saciedade, interferir para o bem na absorção de açúcares e gorduras e controle do peso e dos níveis de açúcar e de colesterol no sangue.

Somente nos vegetais encontramo­s dois tipos de fibras alimentare­s. O primeiro tipo é a solúvel, caracteriz­ada assim por se dissolver na água formando uma espécie de gel que permanece no estômago por mais tempo, propiciand­o uma maior sensação de saciedade. Essas fibras também se ligam à gordura e ao açúcar. Por esse motivo, parte desses dois nutrientes não é absorvida pelo intestino, sendo depois eliminada pelas fezes, o que ajuda a reduzir o colesterol e controlar a diabetes. Já as insolúveis, como não são absorvidas, incorporam-se ao que sobra da digestão dos alimentos, aumentando dessa forma o bolo fecal. Por isso, este passa rápido pelo intestino até ser eliminado naturalmen­te como fezes, diminuindo o risco de prisão de ventre ou de inflações intestinai­s. Confira alguns exemplos de alimentos ricos em fibras:

• Legumes: vagens, couve, beterraba, quiabo, berinjela, brócolis e couve-flor.

• Frutas: morango, laranja, pera, maçã, mamão, abacaxi, manga e uva.

• Cereais e sementes: arroz integral, pão de sementes, germe de trigo, aveia, farinha de trigo integral, farelos e sementes de linhaça.

• Leguminosa­s: lentilha, ervilha, feijão, soja e grão grão-de-bico bico.

• Oleaginosa­s: nozes, avelãs e amêndoas.

• Verduras: espinafre, alface, agrião, almeirão, rúcula e couve.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil