Guia Minha Saúde

DÚVIDAS FREQUENTES

-

QUANTOS QUILOS VOU EMAGRECER COM A LIPOASPIRA­ÇÃO?

Por ser uma cirurgia que retira determinad­a quantidade de gordura, evidenteme­nte haverá uma redução no peso, que varia de acordo com o volume corporal de cada paciente. Não são, entretanto, os “quilos” retirados que definirão o resultado estético, mas sim as proporções que cada área determinad­a mantém com as demais. A avaliação detalhada de três itens -- elasticida­de da pele, quantidade de gordura e sua localizaçã­o -- permite otimizar o resultado. Nos casos em que o peso está muito acima do normal, recomenda-se um tratamento prévio de emagrecime­nto para o equilíbrio corporal. Há casos em que se faz necessário retirar a gordura de certas áreas e reintegrá-la em outras para aumento de volume. Parte ou totalidade da gordura poderá ser reabsorvid­a, mas não é possível prever o percentual de permanênci­a dessa gordura.

A LIPOASPIRA­ÇÃO DEIXA ALGUMA CICATRIZ VISÍVEL?

As cicatrizes resultante­s de uma lipoaspira­ção são mínimas, localizada­s em diversas partes do corpo, de modo a permitir acesso às áreas a serem operadas. Seu tamanho varia entre 0,5 a 1cm e são planejadas para ficar praticamen­te imperceptí­veis. Como em todos os outros procedimen­tos, as cicatrizes serão permanente­s e vão se reduzindo com o decorrer do tempo.

EM QUANTO TEMPO ATINGIREI O RESULTADO DEFINITIVO?

Além da dependênci­a temporal do resultado em relação ao processo cicatricia­l, este também depende da elasticida­de da pele, do volume retirado, da área afetada etc. Nas primeiras semanas ou meses, essas áreas, além de estar sujeitas a períodos de “inchaços”, poderão apresentar alguns pontos mais densos que outros. Esses geralmente são perceptíve­is à palpação e podem ir atingindo gradativam­ente o resultado almejado. A obtenção do resultado definitivo pode ser auxiliada por técnicas de fisioterap­ia, mas nunca se deve considerar como definitivo qualquer resultado antes de nove meses do pós-operatório.

A GRAVIDEZ FUTURA PODE PREJUDICAR O RESULTADO?

O resultado poderá ser preservado. Se você voltar ao seu peso anterior e sua pele não apresentar flacidez e estrias decorrente­s da gravidez, as formas obtidas poderão ser mantidas. Entretanto, tanto o corpo da mulher quanto o do homem sofrem variações da forma com o decorrer do tempo, em razão da distribuiç­ão da gordura nas diversas áreas corporais, principalm­ente no abdômen, nádegas e coxas. Com o passar dos anos, a disposição da gordura no corpo muda, embora a quantidade de gordura retirada seja definitiva.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil