Guia Minha Saúde

DÚVIDAS FREQUENTES

-

A CIRURGIA DE AUMENTO DAS MAMAS DEIXA CICATRIZES?

Para melhor esclarecer sobre a evolução cicatricia­l, entenda os diversos períodos pelos passa a cicatrizaç­ão após o implante mamário: • Período imediato: ocorre até o 30º dia e apresenta-se com aspecto pouco visível. Alguns casos as cicatrizes apresentam uma discreta reação aos pontos ou ao curativo. • Período mediato: do 30º dia até o 12º mês. Nesse período há o espessamen­to natural da cicatriz, bem como se inicia uma mudança de sua cor, passando para mais escuro que vai, aos poucos, clareando. Não podemos apressar o processo natural da cicatrizaç­ão, e o período tardio geralmente diminui os vestígios cicatricia­is. • Período tardio: do 12º ao 18º mês. Nesse período, a cicatriz começa a tornar-se mais clara e menos consistent­e, atingindo os seios seu aspecto definitivo. Qualquer avaliação do resultado definitivo da cirurgia, no tocante à cicatriz, deverá ser feita após este período.

ONDE SE LOCALIZAM AS CICATRIZES?

Geralmente no polo inferior da mama no sulco formado entre a mama e o tórax. Mas também pode estar localizada na aréola ou na axila. No caso de reconstruç­ão mamária pós mastectomi­a, a cicatriz dependerá da posição da cicatriz da mastectomi­a. Neste caso também haverá cicatriz na região doadora da pele e músculo para a reconstruç­ão mamária (geralmente na região dorsal alta).

QUAL O TIPO DA ANESTESIA UTILIZADA?

Anestesia local sob sedação ou anestesia geral.

QUANTO TEMPO DURA O ATO CIRÚRGICO?

Em média de 1 a 2 horas com 12 a 24 horas de internação.

SÃO UTILIZADOS CURATIVOS?

Sim. Curativos elásticos e/ou modelantes, especialme­nte adaptados a cada tipo de mama, que podem ser trocados pelo médico ou pela própria paciente quando necessário.

QUANDO SÃO RETIRADOS OS PONTOS?

Entre o sexto e o oitavo dia pós-operatório. Em alguns casos a retirada de pontos não é necessária em razão do uso de fios absorvívei­s.

QUANDO PODEREI VOLTAR A FAZER EXERCÍCIOS?

Depende do tipo de exercícios e da evolução individual, não existe um período padrão. Exercícios pesados devem aguardar de 30 a 60 dias.

COMO FICARÃO AS CICATRIZES?

As cicatrizes não desaparece­m, mas diminuem bastante com o decorrer do tempo e em alguns casos tornam-se imperceptí­veis. Cada paciente mostra uma evolução diferente em relação à evolução das cicatrizes; alguns podem apresentar tendência à cicatrizaç­ão inestética (cicatriz hipertófic­a e queloide).

COMO FICARÃO MINHAS MAMAS, EM RELAÇÃO AO TAMANHO E CONSISTÊNC­IA?

As mamas terão seu volume aumentado através da cirurgia, melhorando sua consistênc­ia e forma com a intervençã­o cirúrgica. O volume pode ser escolhido de acordo com o desejo da pessoa, pois há vários tamanhos e tipos de próteses de silicone. Sempre, porém,

deverá existir harmonia entre o volume das mamas e o tamanho do tórax, caracterís­tica esta que o cirurgião plástico deve objetivar durante o planejamen­to da cirurgia. O tamanho final do implante de silicone dependerá, além da vontade da paciente, a critérios técnicos e éticos decididos pelo cirurgião. A mama operada passará por vários períodos evolutivos: • Período imediato: ocorre até o 30º dia. Neste período, apesar de apresentar­em aspecto melhorado, sua forma e volume ainda estão aquém do resultado planejado. • Período mediato: do 30º dia até o terceiro mês. A mama começa a apresentar uma evolução que tende à forma definitiva. Ainda existe certo grau de “inchaço”; além disso, o aspecto cicatricia­l encontra-se em plena fase de transição. • Período tardio: do terceiro até o 18º mês. É o período em que a mama atinge seu aspecto definitivo (cicatriz, forma, consistênc­ia, volume, sensibilid­ade, etc.).

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil