Guia Minha Saúde

TIRA-TEIMA

Confira as respostas para as dúvidas mais comuns que envolvem as assaduras

-

1 Dúvida Certos tipos de alimentos podem causar assaduras?

Apesar de muitos pais e avós acreditare­m que alguns alimentos, principalm­ente os mais ácidos, podem causar essa dermatite, não existe comprovaçã­o científica para essa afirmação.

2 Dúvida Preciso acordar meu bebê para trocá-lo, caso perceba que ele evacuou?

Sim, pois a principal medida para a prevenção das assaduras é a troca frequente das fraldas. Ou seja: sujou, trocou. Quanto menos tempo a pele do bebê ficar em contato com a urina e as fezes, melhor.

3 Dúvida Depois do banho, se o bebê não estiver bem sequinho, as assaduras podem aparecer?

O bebê precisa estar com a pele bem sequinha para evitar o aparecimen­to de assaduras. Assim, quando enxugar seu filho, use uma toalha macia e atente-se para eliminar qualquer vestígio de água, principalm­ente das dobrinhas e das partes íntimas – mas sem esfregar, para não machucar a pele sensível do pequeno.

4 4 Dúvida Amido de milho ou outras receitinha­s caseiras ajudam a aliviar a dor e a melhorar a vermelhidã­o?

Hoje em dia, existem pomadas próprias para assaduras que são muito mais eficazes do que o amido de milho. Além disso, recomenda-se evitar o uso de qualquer pó (como talcos e o próprio amido) pelo risco de o bebê inalar a substância.

5 Dúvida Lenços umedecidos podem provocar assaduras?

Eles não causam assaduras, mas podem piorar a irritação da pele afetada. Se a criança estiver assada, portanto, procure limpá-la apenas com água e sabonete neutro até que o sintoma desapareça.

6 Dúvida Como escolher uma boa pomada antiassadu­ras?

Prefira produtos de fácil aplicação e remoção, mais suaves para a pele sensível do bebê. Mas vale buscar orientação do pediatra, que certamente saberá indicar o melhor produto para o seu filho.

7 Dúvida O que ajuda aliviar o desconfort­o?

Manter a região o mais ventilada possível, ou seja, deixar o bebê sem fralda, além de permitir que o local receba raios solares antes das 10h ou depois das 16h, melhora a vermelhidã­o.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil