Guia Minha Saúde

PASSO A PASSO PARA UM BANHO FELIZ

-

Passo 1

Providenci­e tudo de que o bebê e você vão precisar. Em seguida, deixe a água pronta, lembrando-se de misturar água fria com quente na banheirinh­a e testar a temperatur­a com o cotovelo ou um termômetro de banheira.

Está tudo pronto? Então, tire a roupa do bebê e a fralda. Limpe cuidadosam­ente as fezes e urina, pois não se deve colocar o nenê sujo no banho para não contaminar a água.

Passo 2

Já peladinho, enrole-o na toalha de banho, para que ele não sinta frio no trajeto entre o quarto e o banheiro. Ainda enrolado, segure-o com uma mão e o braço, para que o outro fique livre. Lave primeirame­nte o rosto, as orelhinhas (só por fora) e em volta da boquinha. Em seguida, passe uma pequena quantidade de sabonete líquido neutro na cabecinha e enxague. Seque o rostinho e a cabeça com uma toalha de fralda, que é bem macia.

Passo 3

Com a cabeça sequinha, desenrole-o da toalha e coloque-o na água, de barriga para cima. Apoie a cabeça e o pescoço dele em seu braço com firmeza. Passe o sabonete líquido neutro por todo o corpinho, as mãos e os pés. Cuidado para não entrar água no ouvido. Lave, também, os genitais com delicadeza. Depois, é a vez das costas e do bumbum. Para isso, sustente uma de suas mãos na axila do bebê e gire-o devagar, deixando-o de barriga para baixo. Lembre-se de que ele deve ficar apoiado em seu antebraço bem na altura do tórax.

Passo 4

Banho tomado, para tirá-lo da água é só segurá-lo com firmeza e enrolá-lo na toalha. Leve-o até o trocador, secando muito bem todo o corpinho – inclusive e principalm­ente as dobrinhas – e coloque a fralda e a roupinha. Pronto, seu bebê está limpinho e cheiroso.

Nos primeiros meses, cinco minutos na água são suficiente­s. Esse tempo pode ir aumentando à medida que o pequeno for crescendo, e você verá que a hora do banho vai se tornar uma farra. Para isso, coloque alguns brinquedos na água.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil