Guia Sitio e Cia

Agapanto

Agapanthus africanus

-

“Como uma explosão de fogos de artifício.” Assim o designer floral Carlos Weiss, de Santa Cruz do Sul, RS, define a flor de talo limpo, sem folhas, que ele considera sua preferida. “Seu formato de globo lhe confere certo poder.”

Originária da África do Sul, a variedade Agapanthus africanus é a mais cultivada no Brasil. Essa herbácea com rizoma, perene e ereta, floresce nos meses quentes do ano, porém, tolera baixas temperatur­as, sendo utilizada em paisagismo nas regiões Sul e Sudeste.

“De fácil cultivo e bela, está presente em parques e jardins devido à durabilida­de e resistênci­a a doenças e pragas. Suas flores de tonalidade­s azuis a esbranquiç­adas são indicadas para ambientes de descanso”, conta o engenheiro agrônomo Roberto Jun Takane, de Fortaleza, CE. Apresenta folhas laminares que partem da base, longas, carnosas, glabras e, por isso, são bastante ornamentai­s.

O agapanto cresce muito bem a pleno sol e a meiasombra e é comerciali­zado em sementes, mudas ou rizomas e como flor de corte devido à durabilida­de (de cinco a sete dias). As florações mais avantajada­s surgem, no entanto, nas áreas de maior claridade.

Por serem rizomatosa­s possuem caules subterrâne­os e, com isso, necessitam de muita matéria orgânica. “Desenvolve­m-se em substrato de matéria compostada. Não toleram muita salinidade e deve-se evitar o excesso de esterco bovino ou a adubação potássica em demasia. Quando em solo de boa porosidade, retenção e drenagem de água, a rega pode ser realizada diariament­e.”

Da família das Liliaceae, cada haste floral pode ter de 40 a 80 flores e atingir de 1 a 1,20 m de altura. As únicas desvantage­ns são a pequena variedade de cores e o fato de ter oferta restrita às estações quentes do ano.

A multiplica­ção da planta pode ser feita através da retirada do rizoma em qualquer época do ano nas primeiras horas do dia. Deve-se utilizar tesouras de podas profission­ais, “Corte os rizomas em estacas de 5 a 10 cm e replante-os no local escolhido ou em sacos com substratos adequados”, orienta o engenheiro agrônomo.

“Muito versátil, a flor pode ser usada sozinha em vasos de vidro ou misturada com outras flores dando leveza às composiçõe­s e criando um desenho nos arranjos”, afirma o designer floral.

• Flor elegante tanto pela forma quanto pelas cores

• Apresenta-se nos tons do azul ao branco, passando pelo lilás

• Sazonal, ocorre nas estações quentes do ano (primavera e verão)

• Indicada para qualquer ocasião, principalm­ente em festas de casamento

• Possui de 1 a 1,20 m de altura

• Cada haste floral pode ter de 40 a 80 flores

• Plantada, pode durar mais de um mês

• Cortada e hidratada, vive de cinco a sete dias

 ??  ??
 ??  ?? [1]
[1]
 ??  ?? [1]
[1]
[1] [1]
 ??  ?? [1]
[1]
[1] [1]

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil