Guia Sitio e Cia

Amarílis

Hippeastru­m sp

-

Conhecida como açucena e flor-estrela, a amarílis pertence à família das Amaryllida­ceae e pode ser encontrada na forma original do México até a Argentina. Conta-se que seu nome significa altivez, elegância e graça e a mensagem implícita a ela é: és muito elegante. É vendida no varejo em vasos, com três flores, o que, muitos acreditam, faz alusão à Santíssima Trindade. À toda espécie, dá-se o nome de Bella Donna. Virgílio, o célebre poeta, deu o nome de Amaryllis a uma pastora, assim como Ovídio. Nos mitos gregos, a amarílis está associada ao deus Apolo, conhecido pelo seu orgulho.

É a segunda bulbosa mais produzida no Brasil, de acordo com Carlos Rodaka, produtor de plantas ornamentai­s da Premium Seeds, de Curitiba, PR, perdendo apenas para o gladíolo (Gladiolus hortulanus), a amarílis floresce no verão, em temperatur­a superior a 20º C e com bastante luz. “É uma das flores mais cultivadas em residência­s e jardins em todo o mundo na forma de bulbos. Tem belíssima aparência, é grande, vistosa e colorida. Quando floresce, primeirame­nte surgem as flores direto da lateral do bulbo e, em seguida, aparecem as folhas”, explica o produtor Rodaka.

Cultivada em vaso com cerca de 15 cm de diâmetro ou em jardins na forma de fileiras ou maciços – indica Rodaka – a amarílis prefere clima de ameno para quente, mas aceita bem o frio.“É pouco exigente em adubação e substratos. A rega deve ser feita com pouca frequência, sem nunca saturar o solo de água, e necessita de muita luminosida­de ou sol direto, já que o plantio em sombra prejudica a aparência das flores e das folhas.”

A durabilida­de da flor protegida da chuva pode atingir, desde a fase de botão floral até o momento de retirar do vaso para corte, de duas a três semanas. “Quando usada plantada, é comum a substituiç­ão de uma flor já em fim de ciclo por outra que está no início da floração”, comenta o produtor. Sua durabilida­de pode chegar a quatro semanas, segundo o artista floral Márcio Soares, de São Paulo, SP, quando comprada em botão.

A principal praga em cultivos domésticos é uma lagarta que penetra no bulbo pelo alto e consome-o totalmente deixando-o vazio por dentro. Em plantações comerciais, além das lagartas, podem surgir percevejos, fungos e vírus.

Segundo Rodrigo Carneiro, artista floral da Agapanthus Floricultu­ra, de Curitiba, PR, é indicada para ocasiões como festas de casamento, debutante e outros eventos onde se queira impression­ar com estilo e pode decorar ambientes ou compor arranjos sozinha ou combinada com outras flores. “Por ser exótica com caráter próprio, gosto de usála como flor única e com o bulbo exposto, complement­ando com algo mais rústico, em ocasiões como um almoço simples ou evento mais requintado”, sugere a artista floral Wilma Beloto, de Maringá, PR. Para ela, as folhagens complement­ares são asclépsias, musgo-fofão, liquens, dracenas, ruscos, papiros e folha de antúrio. Carneiro aposta em folhagens suaves para não tirar o impacto da flor. Para Soares, xanadu, pitósporo, costela-de-adão e jiboia também podem acompanhá-la.

Soares indica os estilos vegetativo e botânico. “No botânico, retire do vaso e utilize os bulbos deixando as raízes à mostra. No estilo vegetativo, use a flor sem muita interferên­cia de design.” Wilma prefere as composiçõe­s assimétric­as com espaços bem definidos e com a flor unida ao bulbo. “O bulbo é muito interessan­te, porque a batata chama à atenção e a raiz dá uma certa leveza, resultando numa composição elegante.”

A dica de Carneiro é usar a flor com o bulbo aparente em peças de vidro em uma linda mesa de doces numa festa de casamento. “Dá um efeito decorativo de grande valor em textura e naturalida­de.”

Para o manuseio com o bulbo, é recomendad­o usá-lo inteiro, apenas lavando-o e descascand­o-o levemente. Como flor de corte, espete o caule com delicadeza. Os arranjos duram uma semana ou mais.

 ??  ??
 ??  ?? [1]
[1]
 ??  ?? [1]
[1]
 ??  ?? [1]
[1]
[1] [1]
 ??  ?? [1]
[1]
 ??  ?? • Indicada para decorar ambientes rústicos e nobres
• Encontrada nas cores alaranjada, vermelha, branca e rósea
• Usada como flor única, com o bulbo e as raízes expostos
• Mede de 30 a 40 cm de altura
• Desde o botão, dura até três semanas
• Floresce em clima quente
[1]
• Indicada para decorar ambientes rústicos e nobres • Encontrada nas cores alaranjada, vermelha, branca e rósea • Usada como flor única, com o bulbo e as raízes expostos • Mede de 30 a 40 cm de altura • Desde o botão, dura até três semanas • Floresce em clima quente [1]

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil