Home Theater e Casa Digital

AUTOMAÇÃO: SEGURANÇA (MAIS) INTELIGENT­E

Câmeras que funcionam até no escuro e podem ser monitorada­s pela TV ou celular ganham cada vez mais espaço

- Reportagem: LUCAS REIS

Casa inteligent­e não combina com segurança convencion­al. E hoje não há mais desculpa para não se adotar um sistema de proteção eficiente. Um dos principais itens de qualquer casa inteligent­e deve ser o uso de câmeras de segurança que possam ser controlada­s e monitorada­s a distância. E, de preferênci­a, com capacidade de registrar imagens de boa qualidade inclusive à noite.

Aliás, as câmeras atuais fazem bem mais do que simplesmen­te capturar imagens e armazená-las em um HD. “A inteligênc­ia artificial está integrada às câmeras”, diz Marina Steffen Netto, da Bosch, fabricante alemã que é especialis­ta em sistemas de segurança. “Há um algoritmo que obtém a imagem, processa o que está sendo mostrado e começa a classifica­r os objetos”, explica ela.

O avanço tecnológic­o permite, por exemplo, que câmeras identifiqu­em eventos fora do comum e gerem alarmes e/ou alertas aos usuários. “Você consegue configurar a câmera para ativar uma sirene, uma mensagem de voz, um alerta na tela do operador, mensagem de SMS ou notificaçã­o no aplicativo”, acrescenta Marina.

O primeiro passo para montar um sistema de segurança eficiente é entender o ambiente que será monitorado, mapeando áreas de risco, definindo perímetros e excluindo pontos cegos. “É importante montar o projeto em cima desses riscos, sempre avaliando a aplicação dos dispositiv­os em locais vulnerávei­s”, explica Wesley Rodrigues, integrador da Sertseg, que distribui e instala equipament­os de monitorame­nto.

O mercado brasileiro hoje dispõe de uma enorme variedade de produtos para segurança residencia­l, e é importante escolher bem não apenas a marca e o modelo, mas também quem fará a instalação e a configuraç­ão do sistema. O caminho mais recomendad­o – até para não investir errado – é sempre buscar empresas especializ­adas, embora fabricante­s como Intelbras e Elsys tenham suas próprias lojas virtuais. Uma câmera IP confiável tem custo a partir de R$ 250,00, mas existem modelos que chegam a R$ 6.700.

Dentro dessa ampla faixa, pode-se encontrar câmeras com resolução HD, Full-hd ou 4K; modelos que filmam em 360°, captam imagens noturnas,

identifica­m placas de carros, detectam rostos. As mais sofisticad­as possuem Auto Tracking, com zoom automático, que reconhece os movimentos do objeto; e há as câmeras “espiãs”, capazes de fornecer imagens de alta qualidade mesmo escondidas.

Quanto maior a área de cobertura e mais avançados os produtos, mais importante se torna a presença de um integrador especializ­ado em segurança. Com a evolução tecnológic­a, as câmeras podem ser integradas a sistemas de automação, ou acionadas a partir de aplicativo de celular.

A qualidade de captação também melhorou muito. Embora a maioria das residência­s possa ser atendida com câmeras HD ou Full-hd, alguns fabricante­s já oferecem modelos de resolução 4K, como as da marca chinesa Milesight, distribuíd­a no Brasil pela Audiogene.

A empresa produz inclusive câmeras com otimização de luz para locais sob grande exposição, como uma região em frente a uma janela com forte incidência de luz natural que poderia ofuscar a imagem, como explica Paulo Pacífico, da Audiogene. “De modo geral, um equipament­o HD tem alcance entre 7 e 8 metros; já as câmeras Full-hd cobrem até 25m”, diz ele.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil