Home Theater e Casa Digital

TECNOLOGIA­S DO BEM

-

Para quem só quer ter o direito de escolher os equipament­os mais adequados a suas horas de lazer; ou aqueles que precisam da tecnologia para trabalhar ou estudar, seja dentro ou fora de casa, as notícias não são boas. Existem grupos, espalhados por todo o planeta, utilizando as facilidade­s tecnológic­as para ações nada edificante­s – criminosas mesmo.

Deu nos jornais e sites em janeiro: 223 milhões de brasileiro­s tiveram seus dados pessoais vazados na internet, incluindo nome, gênero, CPF, salário, situação junto ao INSS e até nos serviços de proteção ao crédito. Os hackers “vendem” essas informaçõe­s para empresas variadas; um deles publicou anúncio cobrando R$ 50 mil pelos nomes, CPFS e números de cartão de crédito de 12 milhões de pessoas.

Claro, o Brasil não está sozinho. Um único vazamento atingiu inacreditá­veis 990 milhões de perfis do Facebook, sendo 8 milhões deles brasileiro­s. É a chamada deep web (“internet profunda”), ou dark web (“internet obscura”), mas o nome é o que menos importa. Assim como nos inúmeros casos de pirataria de sinal de TV já denunciado­s, as chances de se chegar aos comandante­s do esquema são irrisórias.

Desculpem as más notícias, mas a realidade é que, mais do que nunca, precisamos evitar a todo custo cair na tentação de sites suspeitos. Para os distraídos, talvez seja útil lembrar que as redes de hackers identifica­das até agora têm ligações com grupos mafiosos que controlam, também, atividades como contraband­o, pirataria e tráficos variados.

Ou seja, se você compra um produto sem nota fiscal, ou de procedênci­a duvidosa (ex: aparelhos não homologado­s pela Anatel ou pelo Inmetro), pode estar pagando seu dízimo aos hackers. Se aceita piratear o sinal do Netflix ou da operadora, idem.

Os especialis­tas em segurança cibernétic­a sabem que não existe sistema 100% protegido. Por isso, valem todos os alertas que você já leu ou ouviu sobre proteção de dados: renovar periodicam­ente suas senhas; evitar sites de conteúdo duvidoso, agressivo ou polêmico; e só fazer compras em lojas virtuais das quais tenha boas referência­s.

Prestes a completar 25 anos de existência, uma das marcas da HOME THEATER & CASA DIGITAL é valorizar empresas que não compactuam com aquelas práticas. Nossa política é apoiar as “tecnologia­s do bem”, como fazemos mais uma vez nesta edição, indicando produtos e serviços confiáveis e procurando auxiliar os leitores em suas decisões de compra.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil