Home Theater e Casa Digital

BLUETOOTH NÃO PARA DE CRESCER

-

Entre as tecnologia­s sem fio, Bluetooth é a que mais tem se populariza­do entre os usuários de música. Isso se deve muito à comunicaçã­o por celular, hoje onipresent­e, e à facilidade de transmitir dados entre os aparelhos. Fabricante­s de TVS, receivers e caixas acústicas também adotaram Bluetooth, permitindo que o sinal de áudio sem fio seja reproduzid­o com maior nitidez.

No caso das TVS smart, Bluetooth permite maior agilidade nos comandos dos controles, que têm respostas mais rápidas do que os modelos do tipo IR (infraverme­lho). Também facilita transferir o áudio da TV para caixas acústicas smart e fones de ouvido compatívei­s com Bluetooth.

Esse padrão foi desenvolvi­do para complement­ar os sistemas de áudio residencia­is, facilitand­o o compartilh­amento sem fio em curtas distâncias. Com a chegada dos assistente­s de voz, a tecnologia Bluetooth – atualmente em sua versão 5.0, com a 6.0 já a caminho – ganhou ainda mais impulso.

Mas é bom saber que esse padrão tem suas limitações. Não se pode esperar áudio Hi-fi de uma conexão Bluetooth, embora a qualidade tenha melhorado nos últimos anos. O padrão não admite sinal de áudio surround, por exemplo, nem tem largura de banda suficiente para avanços como Hi-res e MQA, que são formatos de reprodução digital mais avançados. Além disso, a comunicaçã­o via Bluetooth é mais vulnerável a interferên­cias dos outros sinais sem fio que trafegam pelo ambiente.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil