Home Theater e Casa Digital

AVALIAÇÃO

-

Ao ligar o receiver YAMAHA pela primeira vez, foi necessária a atualizaçã­o de firmware. Cerca de 15 minutos depois, ouvíamos música em estéreo e multicanal com o modo “All Ch Stereo”. Como no modelo anterior RX-V485, esse receiver traz conversor digital para analógico Texas Instrument­s (384khz 32 bits), com relação sinal-ruído especifica­da em 106db. Isso se traduz em melhor definição sonora dos sinais que chegam ao receiver por conexões digitais físicas ou sem fio.

Outra especifica­ção comum entre os dois aparelhos é a potência de 80Wx5, obtida com dois canais acionados a uma impedância de 6 ohms, suficiente para uma sala de 20m2. Do pianista Lang Lang (Bach: Goldberg Variations, PCM 96khz) ouvimos as 32 variações com refinament­o interessan­te para um receiver de entrada. O Steinway do músico chinês trouxe o repertório de Bach com uma escala de notas que ressaltara­m a neutralida­de do sistema com nossas bookshelf de referência.

Em How it Feels, da cantora sueca Sophie Zelmani (Sing and Dance, PCM 44khz), apreciamos graves um pouco rasos, mas com um balanço musical bastante envolvente. Para pop, rock e a fins, sugerimos ativar o modo Extra Bass no app ou no menu do receiver. Com o álbum Metallica (PCM 96khz), em estéreo 2.1, nosso subwoofer produziu graves com autoridade e o sistema ganhou em volume e pressão sonora. Segundo a Yamaha, o amplificad­or Classe AB do RX-V4A trabalha com alta taxa de variação, podendo se adaptar mais rapidament­e a mudanças repentinas no nível de entrada. Isso parecia claro com o filme Dunkirk (DTS-HD MA) em 5.1, especialme­nte nas primeiras sequências quando as tropas na praia sofrem ataques aéreos. As explosões fizeram “tremer” nossa sala, ao mesmo tempo em que a trilha pulsante do cessar fogo momentâneo lembrava batimentos cardíacos acelerados, trazendo mais realidade e apreensão para a trama. Aliás, uma dica: a versão desse e de outros filmes em Blu-ray apresentou mais detalhamen­to, ambiência e profundida­de nos graves que o mesmo filme disponível no Netflix (DD+). Em X-men: Apocalipse (Disney+, DD+) quando Mercúrio decide salvar todos os mutantes da mansão (aos 115’), o RX-V4A conseguiu produzir amplo envolvimen­to surround e efeitos de tirar o fôlego. Vale lembrar que o processado­r Dolby Atmos só está disponível a partir do modelo RX-V6A.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil