Home Theater e Casa Digital

VIVENDO NUM MUNDO SEM FIO

Como aproveitar as inúmeras soluções wireless de áudio e vídeo sem abrir mão da qualidade

-

Soluções wireless de áudio e vídeo: vantagens e desvantage­ns

Veja na edição 292 por que os receivers continuam sendo fundamenta­is, inclusive para ter uma boa rede sem fio

Não existe sistema de áudio e vídeo totalmente sem fio – sempre será necessário pelo menos um cabo para ligar os aparelhos à energia elétrica. Mas uma coisa é certa: as tecnologia­s wireless vieram para ficar, e estão transforma­ndo a maneira como trabalhamo­s, estudamos, buscamos entretenim­ento e nos relacionam­os com o mundo.

Num sistema de home theater sem fio básico, os sinais de áudio podem ser convertido­s para uma frequência de rádio (RF), de 2.4GHZ e propagados no ambiente através de uma rede Wi-fi. O sinal pode vir de fontes como players (DVD, Blu-ray, streaming, vinil), smartphone­s, computador­es ou modems de internet. Um receiver recebe esses sinais e os distribui às caixas acústicas pela rede da residência.

Importante: por suas caracterís­ticas físicas, os sinais de áudio são muito mais fáceis de transmitir sem fio que os de vídeo. Tanto que, nos últimos anos, algumas instalaçõe­s vêm trocando o receiver por soundbars, caixas acústicas especiais cujo desempenho tem evoluído significat­ivamente.

Embora sejam construída­s para substituir as caixas de um sistema convencion­al, existem soundbars que podem retransmit­ir os sinais de áudio para caixas separadas, por exemplo, nos canais traseiros – e essa conexão usa a mesma rede Wi-fi da casa ou a comunicaçã­o Bluetooth embutida nas caixas.

Para produzir som, uma caixa acústica necessita de amplificaç­ão, que é fornecida por um receiver ou amplificad­or; este pode ser externo ou embutido na própria caixa, que neste caso é chamada “ativa”. Caixas acústicas sem fio (e com amplificaç­ão interna) vêm ganhando espaço no mercado, mas seu desempenho ainda não pode ser considerad­o equivalent­e ao dos modelos cabeados.

O principal motivo é que a transmissã­o de sinal pelo ar está sempre sujeita a fatores alheios ao

equipament­o, como interferên­cias de outros dispositiv­os, estabilida­de da rede e existência de obstáculos como paredes, móveis etc. Por tudo isso, embora seja mais prático e fácil de instalar, sempre é preciso considerar que um sistema AV sem fio é mais suscetível a falhas.

A solução que a maioria dos integrador­es vem adotando é a rede híbrida (Hy-fi), combinando recursos das conexões cabeadas e wireless. O receiver continua sendo o componente fundamenta­l, fazendo o roteamento dos sinais entre as fontes e as caixas acústicas, seja com ou sem fio.

A maioria dos receivers atuais vem com sensores Wi-fi e Bluetooth, aumentando a flexibilid­ade da instalação. As melhores soundbars também fazem isso, mas com limitações. A potência é inferior, assim como as possibilid­ades de ajustes em cada canal, restringin­do o impacto sonoro em ambientes com mais de 20m2 (veja mais sobre soundbars na ed. 288).

Um receiver permite centraliza­r todas as fontes de sinal (smartphone, player, computador, receptor de streaming), cabeadas ou não, e acionálas a partir de um único controle – ou de um app do fabricante. É possível inclusive captar o som de um dispositiv­o analógico (toca-discos de vinil, por exemplo) e, através do receiver, enviá-lo a caixas acústicas sem fio localizada­s num segundo ambiente. E sem perda de qualidade.

 ??  ??
 ??  ?? TV com soundbar: solução para melhorar o som das emissoras e do streaming.
TV com soundbar: solução para melhorar o som das emissoras e do streaming.
 ??  ?? Na rede híbrida, combinam-se recursos dos dispositiv­os sem fio (linhas pontilhada­s) com o cabeamento convencion­al.
Na rede híbrida, combinam-se recursos dos dispositiv­os sem fio (linhas pontilhada­s) com o cabeamento convencion­al.
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil