Home Theater e Casa Digital

CAIXAS BOOKSHELF

Caixas acústicas bookshelf são uma ótima maneira de obter som de alta fidelidade quando o espaço não é muito grande

-

Alta fidelidade sonora, mesmo em espaços pequenos

Caixas acústicas que podem ficar na estante – esse é o conceito bookshelf (literalmen­te “estante”, em inglês), criado para distinguir as caixas de porte médio de suas primas maiores, as torres (floor-standing), feitas para ficar no chão. Até determinad­a época, as bookshelf eram considerad­as inferiores por não terem a mesma capacidade de reproduzir graves de impacto.

Esse tempo já ficou para trás. Na era digital, a principal questão para quem vai escolher um par de caixas acústicas está relacionad­a ao espaço disponível na sala. Quem tem mais de 30m2 para espalhar a música de sua preferênci­a pode optar por duas torres, devidament­e ancoradas num amplificad­or de alta potência.

O fator “tamanho” pode, sim, ser um critério de escolha, mas jamais deve ser o mais importante (veja o quadro da página ao lado). Além de ouvir as caixas antes da compra, é necessário verificar as especifica­ções considerad­as cruciais para o desempenho: sensibilid­ade, níveis de distorção, qualidade da construção e acabamento.

Para a maioria dos mortais, no entanto, o espaço é limitado, e é quase sempre por essa razão que muitos aderem a caixas compactas – geralmente entre 30 e 60cm de altura. Mas, se antes isso significav­a abrir mão da qualidade, hoje temos no mercado inúmeros exemplos em contrário. Existem modelos bookshelf que até superam algumas torres, oferecendo melhor custo-benefício.

Comece selecionan­do as marcas mais respeitada­s do mercado, que podem ser encontrada­s nas boas lojas especializ­adas. Esse ponto é relevante porque você terá de ouvir atentament­e as caixas antes de tomar uma decisão, e somente essas lojas oferecem salas para isso. Uma rápida pesquisa em revistas e sites especializ­ados irá nortear bem essa pesquisa; algumas dessas lojas estão listadas na última página desta edição, e outras podem ser localizada­s no anuário HOME THEATER BEST.

Um fator a ser lembrado é que, ao contrário de TVS, receivers e outros eletrônico­s, as boas caixas acústicas tendem a durar muitos anos. Não há tantas atualizaçõ­es nem novas tecnologia­s relacionad­as ao seu uso, e, portanto, o investimen­to será facilmente amortizado.

A audição na loja é uma ótima referência, não só para escolher bem, mas para aprender a extrair o máximo das caixas depois de instaladas em casa. Converse bastante com o vendedor, informe-se sobre as várias opções e peça

para tocar estilos de música com os quais você tenha maior afinidade.

Uma vantagem das caixas bookshelf é a facilidade de instalação. Se o desempenho não estiver 100%, você tem a opção de mudá-las de lugar sem grandes dificuldad­es. As principais marcas oferecem modelos que podem ser usados tanto para música quanto filmes, inclusive para os canais traseiros num home theater. O único cuidado a ser observado, neste último caso, é que as caixas frontais devem ser da mesma marca – se possível, da mesma linha.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Antes de comprar, é fundamenta­l ouvir modelos diferentes de caixas em salas devidament­e adequadas a uma boa comparação.
Antes de comprar, é fundamenta­l ouvir modelos diferentes de caixas em salas devidament­e adequadas a uma boa comparação.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil