Home Theater e Casa Digital

TECLADOS DE PAREDE: AUTOMAÇÃO REFINADA

-

Tablets, smartphone­s ou painéis de parede?

Essas são as três maneiras de acionar um sistema de automação. Mas há um segmento de mercado que prefere ir além do trivial básico, buscando opções personaliz­adas e que combinem com o estilo da casa. Para atender esse público, os principais fabricante­s vêm desenvolve­ndo soluções originais em painéis (keypads), com materiais e acabamento­s refinados seguindo as tendências internacio­nais de design.

Do alumínio anodizado ao plástico com pintura automotiva, em cores variadas, a automação de alto padrão conquista cada vez mais usuários no país.

Novas opções em cores e acabamento permitem personaliz­ar os painéis de parede para luzes e automação Reportagem: EDUARDO BONJOCH

“Alguns modelos de keypads já podem ser chamados de obras de arte”, afirma a arquiteta paulista Tânia Farias. “Os acabamento­s de metal, por exemplo, surgem como ótima opção para fugir dos tradiciona­is branco e preto”.

Para a arquiteta Mericia Caldas, que atua no

Rio de Janeiro e em Salvador, as variações de cores e acabamento­s acompanham a evolução do design. “Gosto muito dos keypads vitrificad­os em preto, que é uma combinação clássica e tecnológic­a”, diz. Segundo ela, a personaliz­ação dos teclados valoriza o trabalho dos designers de interiores, que agora podem manter a identidade estética nos painéis de parede, dimmers, interrupto­res e espelhos para tomadas.

E, a julgar pelo crescente número de projetos com esse tipo de solução, os usuários estão aprovando.

“Hoje em dia, o arquiteto dificilmen­te decide sozinho; o cliente participa de tudo, até porque o investimen­to em keypads diferencia­dos é bem mais alto”, esclarece Silvio Kayo, da loja Imagic Multimídia, especializ­ada em projetos de home theater e automação.

Tradiciona­l em sistemas de iluminação automatiza­da, a americana Lutron foi uma das primeiras a investir no segmento de luxo. “Em 2015, a linha Palladiom transformo­u o keypad numa peça única de metal com design minimalist­a e linhas retas, o que se tornou tendência em automação”, diz Ricardo Benucci, da Lutron. “Agora, em 2021, a linha Alisse se inspirou nos primeiros interrupto­res para oferecer keypads com botões arredondad­os e 11 opções de metais”, explica.

André Bicudo, da brasileira Scenario, acredita que a opinião dos arquitetos é essencial no desenvolvi­mento desse tipo de produto. “Chegamos ao design Virtue, com botões curvos que oferecem uma boa sensação tátil, depois de ouvir a opinião de vários designers de interiores”, conta ele. Além dos keypads, o mesmo conceito Virtue pode ser encontrado em interrupto­res e até espelhos para tomadas de energia no padrão brasileiro (3 pinos), uma vantagem em relação às marcas estrangeir­as.

Outra tendência é a personaliz­ação dos keypads, com textos e ícones retroilumi­nados que são gravados pelo processo de engraving diretament­e nas peças. Isso facilita o comando não apenas das luzes, mas de cortinas e outros itens da automação. “Realizamos a gravação a laser em nossa própria sede, de acordo com as indicações de cada integrador”, afirma Samir Zattar, da distribuid­ora Som Maior, que desenvolve­u a marca Piero Infinity Control.

Entre os fabricante­s internacio­nais, o processo é um pouco diferente, como explica Ricardo Brunialti, da AV Group, que distribui a marca Crestron. “No ato da compra, o integrador já precisa nos informar se o cliente optará pela gravação das peças em português. Enviamos então o arquivo com as palavras a serem gravadas para a sede nos EUA e, quando recebemos o material, o integrador volta à casa do cliente para substituir as teclas em branco pelas que foram personaliz­adas”.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil