Home Theater e Casa Digital

ANÁLISE: SERÁ ESSE O FUTURO?

-

Os TVS Microled devem ser o principal lançamento deste ano, mas não chegarão sozinhos. Como mostramos na ed. 297, os principais fabricante­s preparam uma verdadeira revolução no segmento, que talvez cause certa confusão na cabeça do consumidor – algo que, convenhamo­s, não chega a ser novidade.

Enquanto planeja o momento (e o preço) certo para trazer ao Brasil os Microled, a Samsung prepara a linha Neo QLED, que utiliza backlights do tipo MINILED. São leds bem menores que os tradiciona­is e que, pelo menos em teoria, aumentam os níveis de luminosida­de gerando imagens mais brilhantes. Esses backlights estarão também nas novas TVS QLED da chinesa TCL.

A LG, que continua investindo na tecnologia OLED, anuncia uma nova geração desses TVS com o nome comercial Evo. Nesses painéis, melhora muito a intensidad­e luminosa, considerad­a um dos poucos pontos fracos dessa tecnologia. A empresa, grande rival da Samsung, promete também adotar os backlights MINI-LED para aumentar o brilho das imagens em suas linhas Nanocell.

De qualquer forma, todas essas inovações – com exceção de OLED – são variações da tecnologia de cristais líquidos (LCD). Já Microled é, esta sim, um tipo diferente de painel que atinge níveis inéditos de contraste, reprodução de cores e ângulos de visão mais amplos. Os primeiros testes já mostraram que melhora também a reprodução de conteúdos HDR, alcançando maior gama de cores e melhor transição de cinza.

O único ponto negativo apontado até agora nos TVS Microled deriva de sua própria concepção: como são módulos empilhados na vertical e encaixados na horizontal, olhando bem de perto é possível ver as linhas (pitch) que os separam, especialme­nte quando a imagem é escura. Talvez o problema seja resolvido conforme a tecnologia vá evoluindo. Ou talvez as pessoas nem percebam. O.B.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil