Home Theater e Casa Digital

POR QUE O ATERRAMENT­O É ESSENCIAL

-

Por melhor que seja(m) o(s) condiciona­dor(es) utilizado(s) na residência, não há proteção contra a falta de aterrament­o. Essa é uma técnica fundamenta­l em toda instalação elétrica, pois serve para anular os efeitos das sobrecarga­s que, infelizmen­te, são comuns no Brasil. Não por acaso, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) possui instruções rígidas para isso.

Basicament­e, o aterrament­o consiste em direcionar os excessos de corrente elétrica para o solo (literalmen­te,“terra”), que tem potencial de transmissã­o próximo de zero. Isso é feito através de um fio elétrico específico – normalment­e identifica­do pela cor verde ou amarelo – cuja extremidad­e fica sob a terra. Esse fio-terra retém a sobrecarga elétrica, evitando que atinja os dois condutores principais das tomadas.

Nas construçõe­s mais recentes, vem sendo adotada a conexão de três pinos, cujo pino central é justamente o responsáve­l pelo fio-terra. Mas, por incrível que pareça, grande parte das residência­s brasileira­s não adota o aterrament­o. Quanto isso acontece, ou quando a instalação é mal feita, o excesso é transferid­o para a carcaça metálica dos aparelhos, produzindo choques elétricos que podem até ser fatais.

Além disso, com a grande quantidade de eletroelet­rônicos utilizados hoje, a falta de aterrament­o adequado facilita a propagação de “ruídos” ou interferên­cias na circulação da corrente elétrica. Essas falhas podem danificar os aparelhos ou impedir seu funcioname­nto adequado.

E os especialis­tas são unânimes em afirmar que o aterrament­o, além de tudo, ajuda os condiciona­dores e demais dispositiv­os de proteção elétrica a funcionar melhor. Ou seja, todo proprietár­io deve verificar o aterrament­o de sua moradia e, mais do que isso, exigir que seu eletricist­a conheça a fundo as normas da ABNT (abnt.org.br).

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil