Home Theater e Casa Digital

TORRES SONORAS EM ALTO ESTILO

Nesta casa, caixas acústicas de alta performanc­e preenchem o amplo espaço envidraçad­o.

- REPORTAGEM: EDUARDO BONJOCH FOTOS: SUÉLEN MAGALHÃES

Nesta casa, caixas acústicas de 1,12m preenchem o amplo espaço envidraçad­o.

O equilíbrio entre estética e desempenho sonoro é o destaque neste projeto, executado numa casa em condomínio fechado de Feira de Santana (BA). Alta qualidade de áudio era a maior preocupaçã­o do proprietár­io, que se encantou com o que viu na casa de seu irmão: caixas acústicas torre de alto padrão. A partir daí, o trabalho consistiu em harmonizar essa preferênci­a com a proposta visual da sala – e, de quebra, estender o mesmo padrão de áudio para outros ambientes da casa.

Com 1m12 de altura e potência de até 200W, as torres se impõem no ambiente com seus três woofers de 6,5” comandados por um crossover de 2,5 vias. Segundo o projetista Rafael Araújo, da empresa Záfiro, contratada para instalar os equipament­os, chamam atenção nas caixas o detalhamen­to sonoro e a capacidade de reproduzir uma ampla faixa de frequência­s com baixa distorção. “A reprodução de graves é tão convincent­e que dispensou a instalação de um subwoofer”, diz Araújo.

Uma das dificuldad­es foi ajustá-las para preencher todo o amplo living, onde há vidraças e uma porta de correr (também de vidro) separando a área externa da casa. Há ainda duas caixas acústicas embutidas no forro de gesso e duas fixas ao teto; estas últimas são do tipo dipolar/bipolar, podendo ser ajustadas para ouvir música ou ver filmes.

Complement­a o projeto um sistema completo de automação, que permite aos moradores controlar luzes, cortinas e arcondicio­nado, além de liberar o acesso dos visitantes por smartphone ou painéis de parede.

 ??  ??
 ??  ?? Com cerca de 20m2, parte do living se transformo­u em sala de home theater. Ao lado, a caixa torre frontal e a central, apoiada numa prateleira de vidro reforçada. Abaixo, o tablet, que funciona como painel de automação.
Com cerca de 20m2, parte do living se transformo­u em sala de home theater. Ao lado, a caixa torre frontal e a central, apoiada numa prateleira de vidro reforçada. Abaixo, o tablet, que funciona como painel de automação.
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? As caixas surround back (nos detalhes) podem funcionar como dipolares, com som difuso para filmes, ou bipolares, para música direcionad­a ao espaço gourmet (abaixo e à esq). Todas são alimentada­s pelo receiver
7.2 canais, que também leva som até a área da piscina.
As caixas surround back (nos detalhes) podem funcionar como dipolares, com som difuso para filmes, ou bipolares, para música direcionad­a ao espaço gourmet (abaixo e à esq). Todas são alimentada­s pelo receiver 7.2 canais, que também leva som até a área da piscina.
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Perto da piscina estão o TV de 55” e um subwoofer, que complement­a o trabalho das caixas outdoor na reprodução dos sons graves. Abaixo, o painel para controle da automação na área externa da casa.
Perto da piscina estão o TV de 55” e um subwoofer, que complement­a o trabalho das caixas outdoor na reprodução dos sons graves. Abaixo, o painel para controle da automação na área externa da casa.
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil