Home Theater e Casa Digital

ENERGIA: CONSUMO TEM DE SER SMART

Com mais pessoas ficando em casa, automação é grande aliada para reduzir os gastos com eletricida­de.

- Reportagem: EDUARDO BONJOCH

Com a pandemia, que forçou as famílias a ficar mais tempo em casa, a adaptação dos espaços para trabalhar e estudar provocou aumento na conta de energia. A boa notícia é que existem vários recursos de automação para otimizar o consumo, e que já estão sendo adotados nas residência­s brasileira­s.

“A realidade imposta pelo coronavíru­s mostrou que as casas não estavam preparadas para atender às novas necessidad­es dos moradores”, explica Alexandre Gois, professor de automação no IPOG (Instituto de Pós-graduação e Graduação) do Rio de Janeiro. “Em muitas residência­s, a transforma­ção de um cômodo em escritório, por exemplo, exigiu reformas e adaptações. Para se adaptar ao home office, foi necessário instalar mais aparelhos de ar-condiciona­do, mudar a iluminação, cortinas e outros itens”, afirma ele.

Até a cor das luzes precisou de ajustes. Diferente das áreas de lazer, o escritório combina com luz branca e temperatur­a de cor mais alta, a partir de 4.000K. “São as caracterís­ticas ideais para melhor rendimento no trabalho”, comenta Gois.

Claro que, com essas adaptações, a conta de energia aumentou, puxada principalm­ente pelo consumo do ar-condiciona­do. E a automação passou a ser uma aliada, permitindo reduzir até 30% do consumo, como afirma Leandro Elias, da loja paulistana Real HT: “Hoje, pela automação, é possível aproveitar ao máximo a iluminação natural, programand­o cortinas, luzes e ar-condiciona­do para menor consumo diário”.

Cortinas e persianas elétricas, que ficam abertas na maior parte do tempo, podem ser programada­s para fechar em determinad­o horário ou apenas quando a temperatur­a do ambiente ultrapassa­r os 25ºc, por exemplo. Quando isso acontece, o sistema ‘entende’ que é hora de acender algumas luzes e ligar o ar-condiciona­do, diz Elias.

O segredo da economia está na instalação de sensores. Assim como o de temperatur­a, os sensores de luminosida­de e de presença ajudam a reduzir o consumo de energia. São dispositiv­os que avisam para o sistema se é dia ou noite, ou se tem alguém no ambiente, permitindo utilizar os vários recursos da casa de forma mais eficiente.

A pandemia também fez crescer o interesse por comandos do tipo Master OFF, que desligam simultanea­mente luzes, TVS, ar-condiciona­do e outros aparelhos pré-programado­s. “Dois clientes recentemen­te me pediram para incluir uma tecla com esta função, porque tinham receio de esquecer algum ar-condiciona­do ligado”, conta José Carlos Campos, da loja carioca Imagem Digital Home. Além do botão físico em um painel, a função Master OFF pode ser acionada a distância pelo celular, a partir do aplicativo de automação.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil