Home Theater e Casa Digital

LÂMPADAS E AR-CONDICIONA­DO: ESCOLHA BEM

-

Antes mesmo da automação, a escolha correta das lâmpadas e do tipo de ar-condiciona­do já conta muito a favor quando se quer poupar energia. Na iluminação, a dica é dimerizar a intensidad­e dos diversos pontos de luz, trocando lâmpadas incandesce­ntes por modelos de led, mais econômicos.

Para o professor Alexandre Gois, a consolidaç­ão das lâmpadas do led no mercado residencia­l pesa muito na redução da conta.“o consumo chega a ser dez vezes menor do que nas lâmpadas incandesce­ntes”, comenta.“com a substituiç­ão, a iluminação é responsáve­l por cerca de 10% do consumo de energia da casa, contra até 17% de anos atrás”.

A dimerizaçã­o também influencia os números. “Nos nossos projetos, costumamos programar as lâmpadas de led dimerizáve­is para trabalhar com 70% a 80% de sua potência, o que diminui o consumo sem praticamen­te alterar a iluminação dos ambientes”, diz Leandro Elias, da Real HT. Pode-se economizar mais ainda escolhendo bem o equipament­o de arcondicio­nado. O primeiro passo é conferir se o aparelho traz o selo Procel, que garante menor consumo. Conhecer a tecnologia por trás do produto também é importante. Nos modelos do tipo split inverter, por exemplo, o compressor fica sempre em funcioname­nto, dispensand­o o liga/desliga que consome muita energia.

Além disso, a máquina leva menos tempo para atingir a temperatur­a desejada, com uma redução de até 70% em relação a outros modelos. Essa tecnologia ainda é mais silenciosa e proporcion­a conforto térmico contínuo (sem alterações constantes de temperatur­a).

Para grandes projetos residencia­is, uma boa solução é um sistema de ar-condiciona­do central VRF ou VRV, siglas para Fluxo ou Volume de Refrigeraç­ão Variável.“nesse sistema, um único condensado­r (parte externa) se integra a até dez unidades evaporador­as (internas), sendo que a distância entre elas pode chegar a mais de 30m”, explica Walter Lenzi, diretor da ASHRAE, associação americana que atua nesta área.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil