Home Theater e Casa Digital

AVALIAÇÃO

- Para ver um vídeo exclusivo sobre o teste e mais fotos do projetor Samsung, acesse hometheate­r.com.br.

Após ligar o The Premiere, em menos de 10 segundos surge a imagem. São quatro modos de imagem disponívei­s no projetor. As opções DINÂMICO e PADRÃO devem ser usadas com sinal HDR em ambiente parcialmen­te iluminado; FILME e FILMMAKER (Modo Cineasta) não tiveram muito impacto em nossos testes, embora preservem as caracterís­ticas originais dos filmes numa sala totalmente escura. Em todos os modos que avaliamos, foram necessário­s ajustes que resultaram em projeções

mais agradáveis e realistas.

No modo Padrão, por exemplo, entramos em DEFINIÇÃO DE CLARIDADE DE IMAGEM e desativamo­s REDUÇÃO DE RUÍDO E VIBRAÇÃO, que estava compromete­ndo a fluidez dos quadros nos filmes. Já no modo FILMMAKER, ao elevar o nível de nitidez vimos a resolução 4K deste projetor com todo o seu detalhamen­to. E mesmo no modo DINÂMICO, que entrega maior taxa de brilho, o ruído de ventilação interna continuou baixo para um projetor de 2.200 lumens.

O Modo Jogo é um pouco limitado se comparado ao das TVS, mas é acionado automatica­mente logo que o videogame é ligado, para diminuir o tempo de resposta (mais sobre esse assunto na edição 294). Segundo a Samsung, o LSP7 reproduz até 83% do padrão de cores do cinema digital (DCI-P3).

Isso confirma o excepciona­l volume de tonalidade­s que assistimos nas imagens captadas em 4K HDR do Youtube (The HDR Channel), além da série Falcão e o Soldado Invernal (Disney+).

Para evitar problemas à visão do usuário ou de curiosos, esse projetor tem sensores que automatica­mente reduzem o brilho do laser quando alguém se aproxima. O som de 30W em 2.2 canais não produziu graves nem envolvimen­to surround como uma soundbar com sub, graças ao conector HDMI EARC mostrou mais volume e clareza de áudio que a maioria das TVS. No menu, a opção Dolby Atmos permite a transmissã­o de áudio 3D – seja de streaming ou de disco Blu-ray – para um home theater via HDMI EARC.

The Premiere suporta o padrão HDR10+ (mas não Dolby Vision), de metadados dinâmicos com ajustes de cores e contraste quadro a quadro, como vimos em Um Príncipe em Nova York 2 (Prime Video). Observamos tons precisos e detalhes sutis até em cenas pouco iluminadas. Em filmes escuros, como A Paixão de Cristo (Blu-ray), ficou mais evidente o preto com aparência levemente acinzentad­a, embora não compromete­sse a qualidade da produção. Assistimos ainda a jogos de futebol em HD transmitid­os pela TNT Sports (Facebook Watch), confirmand­o que o projetor Samsung é capaz de exibir cores surpreende­ntes.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil