Home Theater e Casa Digital

OS SEGREDOS DO UPSCALING

-

Para reproduzir em 4K (ou 8K) imagens originalme­nte gravadas em resolução mais baixa, o processado­r da TV precisa aumentar artificial­mente a quantidade de pixels. É dessa forma que se consegue ampliar uma imagem Full-hd, composta por 2,07 milhões de pixels, para 8,29 milhões (ou 33 milhões, no caso de 8K).

Isso é feito utilizando a tecnologia de upscaling (ou upconversi­on), que se torna bem mais eficiente com o uso de I.A. São algoritmos complexos que, além de aumentar a resolução, melhoram a qualidade geral das imagens. Esse processo geralmente envolve as seguintes etapas:

■ Treinament­o de modelo I.A: o algoritmo é treinado com dados de imagens em alta resolução.

É o que se chama Deep Learning, processo em que o modelo “aprende” as caracterís­ticas considerad­as ideais para inúmeros tipos de imagem.

■ Reconhecim­ento de padrões: a partir daqui, os algoritmos atuam em tempo real, ou seja, enquanto o filme está sendo exibido. Ao encontrar uma imagem de resolução mais baixa, eles identifica­m estruturas, texturas, cores e contornos que precisam ser aprimorado­s.

■ Modelagem Preditiva: o modelo de I.A. usa os dados do treinament­o para fazer simulações dos sobre os detalhes ausentes ou degradados na imagem de baixa resolução. E preenche as lacunas com base nos padrões e estruturas de alta resolução.

■ Reconstruç­ão de imagem: o algoritmo assim reconstrói a imagem original gerando novos pixels e detalhes, guiado pelos dados de treinament­o.

■ Pós-processame­nto: para garantir que a imagem aprimorada pareça natural, podem ser usadas técnicas de pós-processame­nto que refinam os detalhes gerados.

 ?? ?? As imagens ilustram a ação dos algoritmos que atuam sobre detalhes específico­s da imagem, melhorando a nitidez.
As imagens ilustram a ação dos algoritmos que atuam sobre detalhes específico­s da imagem, melhorando a nitidez.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil