Home Theater e Casa Digital

O QUE VEM POR AÍ EM AJUSTE DE IMAGEM

-

Foram muitas inovações apresentad­as na CES, em janeiro, em termos de aprimorame­nto do sinal de vídeo. Destacamos aqui algumas das mais promissora­s: ■ NPU (Neural Processing Unit)

– “Unidade de processame­nto neural”: é assim que a Samsung define seu processame­nto de imagens nas TVS Neo QLED 8K 2024. O novo chip NQ8 AI Gen3 possui 516 redes neurais, capacidade oito vezes maior que a do modelo atual. Cada rede neural comporta milhares de imagens 8K que são usadas como referência para a TV corrigir as imagens em tempo real.

■ Detail Enhancer – Algoritmo da LG que faz parte da tecnologia chamada META, atração das TVS OLED 8K que sairão este ano. É baseado na dimerizaçã­o invididual dos pixels que formam a imagem. Cada pixel é revestido de microlente­s que acentuam o brilho sob o comando do processado­r.

■ Dynamic Light Steering – Em tradução livre, seria algo como “direcionam­ento dinâmico da luz”, disponível em algumas TVS exibidas na CES que a chinesa Hisense pretende lançar este ano. Trata-se de uma tecnologia de modulação da luz desenvolvi­da pela belga Barco (fabricante de projetores). Um algoritmo atua nas áreas mais claras e mais escuras da imagem para otimizar os níveis de contraste.

■ Dynamic Tone Mapping Pro – Evolução do ajuste atual, analisa as variações de luz requeridas em cada área da tela conforme a cena. O objetivo, segundo a LG, é gerar imagens mais tridimensi­onais.

■ AI Motion Enhancer Pro – Outra promessa da Samsung é este algoritmo que atua sobre imagens em movimento. O objetivo é corrigir as distorções e o chamado blur, aquele borrão que afeta, por exemplo, a bola numa partida de futebol. Segundo o fabricante, resolverá muitos problemas das transmissõ­es ao vivo em alta resolução.

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil