Ex­pe­ri­ên­cia é te­ma do Design & Te­ch­ni­cal Sum­mit, pro­mo­vi­do pe­la Ac­corHo­tels

Hotéis - - Aconteceu -

Es­se é o prin­ci­pal even­to no Bra­sil de ar­qui­te­tu­ra e design ho­te­lei­ro e reu­niu mais de 900 par­ti­ci­pan­tes

Com o ob­je­ti­vo de tor­nar as re­des ho­te­lei­ras lu­ga­res de en­con­tro e en­tre­te­ni­men­to por meio de no­vas ex­pe­ri­ên­ci­as, a Ac­corHo­tels re­a­li­zou a 3ª edi­ção do Design & Te­ch­ni­cal Sum­mit, que acon­te­ceu no dia 28 de agos­to no ho­tel Pull­man São Pau­lo Vi­la Olím­pia, reu­nin­do um pú­bli­co de cer­ca de 900 pes­so­as e tra­zen­do pa­les­tras de re­no­ma­dos pro­fis­si­o­nais das áre­as de ar­qui­te­tu­ra, design, ino­va­ção, além de es­pe­ci­a­lis­tas em fo­od & be­ve­ra­ge e sus­ten­ta­bi­li­da­de. Pau­lo Man­cio, Sê­ni­or Vi­ce­Pre­si­den­te de Design e Cons­tru­ção da Ac­corHo­tels Amé­ri­ca do Sul, abriu o even­to co­men­tan­do a im­por­tân­cia que a ar­qui­te­tu­ra, o design e a ino­va­ção têm pa­ra o se­tor. “É fa­to que es­sa tría­de se tor­nou um ele­men­to es­sen­ci­al pa­ra o ne­gó­cio ho­te­lei­ro. Por is­so, ca­da vez mais os pro­je­tos estão sen­do de­se­nha­dos pa­ra ofe­re­cer aos cli­en­tes ex­pe­ri­ên­ci­as va­ri­a­das, pois a ideia é en­tre­gar algo além do es­pe­ra­do”, afir­ma.

Mais do que apar­ta­men­tos acon­che­gan­tes, é pre­ci­so ino­var e tor­nar ca­da ho­tel úni­co, se­ja no mo­do de hos­pi­ta­li­da­de ou na ino­va­ção em design, ser­vi­ços e en­tre­te­ni­men­to. “Tra­ta-se de uma que­bra de pa­ra­dig­mas, na qual a in­dús­tria ho­te­lei­ra dei­xa de ter a fun­ção de es­ta­be­le­ci­men­to co­mer­ci­al e pas­sa a ter ca­rac­te­rís­ti­cas de es­pa­ços ur­ba­nos aber­tos, tra­zen­do aque­le acon­che­go tí­pi­co de ca­sa. E nós, da Ac­corHo­tels, es-

ta­mos pro­vo­can­do es­te no­vo olhar e in­ves­tin­do em am­bi­en­tes mul­ti­fun­ci­o­nais. Um bom exem­plo é a ino­va­ção em nos­sos res­tau­ran­tes, pois que­re­mos que os vi­si­tan­tes per­ma­ne­çam nos ho­téis, não ape­nas pe­la co­mo­di­da­de, mas pe­la vi­vên­cia de apre­ci­ar uma gas­tro­no­mia úni­ca em um lu­gar ines­que­cí­vel”, com­ple­men­ta Man­cio.

Na sequên­cia, Pa­trick Men­des, CEO da Ac­corHo­tels, re­de ho­te­lei­ra com 40 anos de his­tó­ria no Bra­sil e 50 anos do mun­do, su­biu ao pal­co e fa­lou so­bre a im­por­tân­cia do mer­ca­do de tu­ris­mo mun­di­al. Ho­je, es­ti­ma-se que exis­tam 1,2 bi­lhões de vi­a­jan­tes pe­lo mun­do e, em bre­ve, se­gun­do ele, a ex­pec­ta­ti­va é de que es­te nú­me­ro che­gue aos dois bi­lhões. Men­des

ain­da en­fa­ti­zou o con­cei­to Li­festy­le, que pro­põe ex­pe­ri­ên­ci­as di­fe­ren­ci­a­das, uti­li­za­do pe­la Ac­corHo­tels em alguns em­pre­en­di­men­tos. Ma­ma Shel­ter, no Rio de Ja­nei­ro (RJ) e Jo & Joe Open House, tam­bém no Rio e com pre­vi­são pa­ra inau­gu­rar em se­tem­bro de 2020, se­guem o mo­de­lo de Li­festy­le. Fi­na­li­zan­do, o CEO mos­trou da­dos atu­ais da re­de Ac­corHo­tels: são 4.530 ho­téis no mun­do e 653 mil quar­tos. A Amé­ri­ca do Sul con­ta com 513 ho­téis e, só nes­te ano, fo­ram mais 40 aber­tu­ras.

Trans­for­ma­ções na ar­qui­te­tu­ra ho­te­lei­ra

Ain­da pe­la ma­nhã, o ar­qui­te­to Arthur Ca­sas, Só­cio-Fun­da­dor do Stu­dio que le­va seu no­me, com es­cri­tó­ri­os em São Pau­lo e No­va Ior­que, ana­li­sou as trans­for­ma­ções da ar­qui­te­tu­ra e dos in­te­ri­o­res dos ho­téis do iní­cio do sé­cu­lo XX até os di­as de ho­je, mos­tran­do ao pú­bli­co exem­plos icô­ni­cos de pe­río­dos em que as de­co­ra­ções eram pre­vi­sí­veis e ge­né­ri­cas, pas­san­do pe­las dé­ca­das nas quais gran­des ar­qui­te­tos e de­sig­ners as­si­na­vam os pro­je­tos e cri­a­vam am­bi­en­tes dra­má­ti­cos e sur­pre­en­den­tes. Se­gun­do o es­pe­ci­a­lis­ta, ho­je, os ar­qui­te­tos bus­cam in­te­grar o ho­tel com a pai­sa­gem lo­cal, os cha­ma­dos ho­téis em­pá­ti­cos. Os em­pre­en­di­men­tos le­vam em con­ta a ex­pe­ri­ên­cia do hós­pe­de, vi­san­do ex­plo­rar os sen­ti­dos sem dei­xar de la­do a sus­ten­ta­bi­li­da­de, te­má­ti­ca ca­da vez mais em al­ta no mer­ca­do, não só no se­tor ho­te­lei­ro.

Fa­lan­do so­bre a im­por­tân­cia da sus­ten­ta­bi­li­da­de e em co­mo o con­cei­to tem se tor­na­do fun­da­men­tal na agen­da das em­pre­sas, o Design & Te­ch­ni­cal Sum­mit con­vi­dou a fun­da­do­ra do ECOERA, mo­vi­men­to que se de­di­ca a in­te­grar os mer­ca­dos de mo­da e be­le­za às ques­tões am­bi­en­tais e so­ci­ais, Chi­a­ra Ga­da­le­ta, pa­ra par­ti­ci­par do even­to.

Com a vi­ra­da do mi­lê­nio, de acor­do a es­pe­ci­a­lis­ta, ocor­reu a de­mo­cra­ti­za­ção do design e da sus­ten­ta­bi­li­da­de. Com is­so, as pes­so­as pas­sa­ram a se pre­o­cu­par mais com am­bas as ques­tões, in­tro­du­zin­do-as no dia a dia das em­pre­sas. “O design é uma fer­ra­men­ta de con­ser­va­ção so­ci­al e am­bi­en­tal. E, fi­nal­men­te, o tem­po da sus­ten­ta­bi­li­da­de nos ne­gó­ci­os che­gou, tra­zen­do ex­pe­ri­ên­ci­as com­par­ti­lha­das que ex­pan­dem o con­cei­to de co­mu­ni­da­de e co­la­bo­ram pa­ra a pas­sa­gem do ‘ter’ pa­ra o ‘ser’”, ex­pli­ca Chi­a­ra.

Os cin­co sen­ti­dos de­fi­nem a ex­pe­ri­ên­cia

Abrin­do as pa­les­tras da tar­de, o Pai­nel Ar­qui­te­tu­ra e Design con­tou com a mo­de­ra­ção do Re­da­tor-Che­fe da re­vis­ta Ve­ja São Pau­lo, Raul Jus­te Lo­res, e com ar­qui­te­tos co­mo Joia Ber­ga­mo, Sér­gio Athié e Vi­tor Pe­nha. Joia, mi­nei­ra com as­cen­dên­cia italiana, trou­xe sua per­cep­ção de co­mo a ho­te­la­ria po­de se trans­for­mar e apre­sen­tar, ca­da vez mais, am­bi­en­tes on­de as pes­so­as se sin­tam ver­da­dei­ra­men­te em ca­sa. Athié fez uma co­ne­xão en­tre o design e o com­por­ta­men­to das pes­so­as, afir­man­do que in­de­pen­den­te de re­me­ter ao lar, te­mos von­ta­de de abrir o es­pa­ço e de nos re­la­ci­o­nar. Vi­tor Pe­nha des­ta­cou co­mo os pro­je­tos de reú­so de ma­te­ri­ais po­dem se trans­for­mar em uma ar­qui­te­tu­ra sen­so­ri­al, na qual a be­le­za da im­per­fei­ção con­vi­da o olhar pa­ra o no­vo.

Lo­go de­pois, o con­vi­da­do pa­ra pa­les­trar na 3ª edi­ção do Design & Te­ch­ni­cal Sum­mit 2018 foi o de­sig­ner e ar­tis­ta plás­ti­co Ki­ko So­bri­no, que pro­mo­veu uma re­fle­xão so­bre co­mo os cin­co sen­ti­dos do ser hu­ma­no – ol­fa­to, pa­la­dar, au­di­ção, ta­to e vi­são – são im­por­tan­tes den­tro do mer­ca­do ho­te­lei­ro, pois, atra­vés de­les, o hós­pe­de con­se­gue vi­ven­ci­ar a ex­pe­ri­ên­cia de sua es­ta­da, ab­sor­ven­do-a com­ple­ta­men­te.

Ain­da abor­dan­do a te­má­ti­ca do po­der das ex­pe­ri­ên­ci­as, o pu­bli­ci­tá­rio, jor­na­lis­ta e de­sig­ner grá­fi­co, Ri­car­do Na­ta­le, ex­pli­cou co­mo em um mun­do cor­po­ra­ti­vo do­mi­na­do pe­la ro­ti­na, em­pre­sas e pes­so­as estão dei­xan­do de la­do a im­por­tân­cia das emo­ções, das re­la­ções hu­ma­nas e dos la­ços de ami­za­de. Ele ex­pli­cou que o re­la­ci­o­na­men­to é um fa­tor fun­da­men­tal no am­bi­en­te de tra­ba­lho e que o con­cei­to de ex­pe­ri­ên­cia cor­po­ra­ti­va foi cri­a­do exa­ta­men­te pa­ra in­tei­rar as pes­so­as.

Ou­tro pai­nel im­por­tan­te do even­to foi o F&B + Ex­pe­ri­en­ce: O no­vo mo­men­to do se­tor ho­te­lei­ro. O te­ma A&B, atu­al­men­te, é um dos pi­la­res pa­ra o no­vo mo­men­to do se­tor ho­te­lei­ro e foi de­ba­ti­do por in­flu­en­tes do seg­men­to, co­mo Zil­ca Sal­da­nha, Pro­ject Ma­na­ger da Ac­corHo­tels e mo­de­ra­do­ra do pai­nel; Er­li­se Tan­cre­di, re­fe­rên­cia em design de co­zi­nhas de re­no­ma­dos es­ta­be­le­ci­men­tos; Lucas De­me­tres­cu, F&B Ma­na­ger da Ac­corHo­tels, Be­et­to Sadd, pu­bli­ci­tá­rio e jor­na­lis­ta; e Mar­ce­lo Fer­nan­des, em­pre­sá­rio do seg­men­to de ali­men­ta­ção. “Mais do que um car­dá­pio so­fis­ti­ca­do, é pri­mor­di­al en­ten­der e aten­der o desejo do pú­bli­co pa­ra que to­dos vi­ven­ci­em no­vas ex­pe­ri­ên­ci­as sen­so­ri-

ais. O pa­la­dar é um dos sen­ti­dos mais sen­sí­veis, e, por­tan­to, item es­sen­ci­al pa­ra a ati­va­ção do ol­fa­to, da vi­são e do ta­to”, co­men­ta Zil­ca Sal­da­nha.

Li­ve your ti­me

O de­sig­ner Hans Don­ner, co­nhe­ci­do por seus tra­ba­lhos mar­can­tes de con­cep­ção e pro­du­ção de aber­tu­ras de pro­gra­mas co­mo Fan­tás­ti­co, O Pla­ne­ta dos Ho­mens e Vi­va o Gor­do (Re­de Glo­bo), apre­sen­tou a te­má­ti­ca Li­ve your ti­me – um no­vo vi­su­al do tem­po. Nas­ci­do na Ale­ma­nha, com ci­da­da­ni­as aus­tría­ca e bra­si­lei­ra, Hans ex­pli­cou que che­gou ao Bra­sil em uma épo­ca na qual a pa­la­vra design nem era uti­li­za­da e mos­trou ao pú­bli­co as icô­ni­cas aber­tu­ras de pro­gra­mas e no­ve­las da Re­de Glo­bo, que pro­du­ziu no de­cor­rer dos anos, co­mo Deus nos Acu­da e Ti­e­ta; o co­mer­ci­al da Glo­be­le­za, exi­bi­do na emis­so­ra an­tes e du­ran­te o Car­na­val e pro­ta­go­ni­za­do por Va­lé­ria Va­lens­sa; além da co­nhe­ci­da re­no­va­ção do lo­go­ti­po da re­de Glo­bo que, se­gun­do o de­sig­ner, re­pre­sen­ta a união do pla­ne­ta Ter­ra com um apa­re­lho de te­le­vi­são.

En­cer­ran­do sua par­ti­ci­pa­ção no even­to, Hans fi­lo­so­fou so­bre o con­cei­to de tem­po. “Uma no­va for­ma de per­ce­ber sua pas­sa­gem não é ape­nas pos­sí­vel, co­mo ne­ces­sá­ria. Por is­so, é opor­tu­no po­der des­fru­tar de um tem­po que lem­bre as pes­so­as de que é pre­ci­so vi­ven­ci­ar ca­da mo­men­to co­mo se fos­se úni­co. Pre­ci­sa­mos em­be­le­zar a vi­da a ca­da se­gun­do, mi­nu­to e ho­ra”, dis­se.

A úl­ti­ma pa­les­tra do even­to, de te­ma So­bre amor, design e ci­bor­gues, fi­cou por con­ta do ar­qui­te­to Gu­to Re­que­na, que abor­dou o im­pac­to das no­vas tec­no­lo­gi­as no design, nas gran­des me­tró­po­les e em nos­so mo­do de vi­ver. Com a im­pac­tan­te fra­se “so­mos to­dos ci­bor­gues”, Re­que­na apon­tou que nos­sa ge­ra­ção é a úni­ca que pas­sou pe­la mi­gra­ção da era di­gi­tal, e que a tec­no­lo­gia é ca­paz de nos le­var a ou­tros lu­ga­res. Se­gun­do o ar­qui­te­to, atu­al­men­te, a crise da im­pes­so­a­li­da­de na ho­te­la­ria es­tá

em al­ta e, por is­so, os em­pre­en­di­men­tos estão se rein­ven­tan­do. “O design per­mi­te co­mu­ni­car va­lo­res de uma mar­ca”, dis­se.

Pre­mi­a­ção e ho­me­na­gem

Ou­tro pon­to al­to do dia foi o Prê­mio Design & Te­ch­ni­cal Sum­mit, que ele­geu os me­lho­res

A 3ª edi­ção do Design & Te­ch­ni­cal Sum­mit reu­niu cer­ca de 900 pes­so­as no ho­tel Pull­man São Pau­lo Vi­la Olím­pia

Pau­lo Man­cio, Sê­ni­or Vi­ce-Pre­si­den­te de Design e Cons­tru­ção da Ac­corHo­tels Amé­ri­ca do Sul

O de­sig­ner Hans Don­ner mos­trou seus tra­ba­lhos mais mar­can­tes na Re­de Glo­bo

O ar­qui­te­to Gu­to Re­que­na le­vou ao pú­bli­co a pa­les­tra com o te­ma ‘So­bre amor, design e ci­bor­gues’ Ven­ce­do­res do prê­mio Design & Te­ch­ni­cal Sum­mit e os ju­ra­dos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.