Ho­li­day Inn Ma­naus or­ga­ni­za ação de plan­tio de mudas de ár­vo­res

Hotéis - - Responsabilidade -

O Ho­li­day Inn Ma­naus, em­pre­en­di­men­to da IHG – In­terCon­ti­nen­tal Ho­tels Group, mo­bi­li­zou seus co­la­bo­ra­do­res pa­ra uma ação de plan­tio de mudas de ár­vo­res com o ob­je­ti­vo de cons­ci­en­ti­zar e re­for­çar a im­por­tân­cia das qu­es­tões am­bi­en­tais.

En­ga­ja­dos pe­la cam­pa­nha Gi­ving for Go­od da IHG, os co­la­bo­ra­do­res do Ho­li­day Inn Ma­naus fi­ze­ram o plan­tio de mais de 200 pés de mudas, sen­do 160 Ixo­ras, 40 ala­man­das e qua­tro paus pre­ti­nhos no jar­dim em fren­te ao ho­tel. As mudas re­pre­sen­tam um im­por­tan­te ges­to em prol da na­tu­re­za, tra­zem

in­con­tá­veis benefícios ao so­lo e ao ar, além de em­be­le­za­rem o am­bi­en­te.

No ano pas­sa­do, ou­tra ação pa­re­ci­da foi re­a­li­za­da no Jar­dim Cen­tral da Ave­ni­da Ro­dri­go Otá­vio, on­de fi­ca o Ho­li­day Inn Ma­naus. Após o plan­tio das mudas, a equi­pe do ho­tel faz o acom­pa­nha­men­to do cres­ci­men­to e ma­nu­ten­ção se­ma­nal, pa­ra ga­ran­ti­rem a pre­ser­va­ção e con­ser­va­ção das áre­as.

Com is­so, os co­la­bo­ra­do­res en­vol­vi­dos pu­de­ram con­tri­buir pa­ra a cam­pa­nha Gi­ving for Go­od, que du­ran­te to­do o mês de se­tem­bro in­cen­ti­vou o en­ga­ja­men­to em ações so­ci­ais, de bem-es­tar e de saú­de. Ca­da ação sob es­ta te­má­ti­ca po­de reverter até 4 dó­la­res por co­la­bo­ra­dor pa­ra a IHG Foun­da­ti­on, or­ga­ni­za­ção sem fins lu­cra­ti­vos que tra­ba­lha a fim de ob­ter benefícios pa­ra co­mu­ni­da­des em to­do o mun­do. A IHG Foun­da­ti­on foi es­ta­be­le­ci­da em 2016 e vi­sa mos­trar o po­der da hos­pi­ta­li­da­de em trans­for­mar e me­lho­rar vi­das.

Atlan­ti­ca Ho­tels re­a­li­zou cam­pa­nha de pro­te­ção a cri­an­ças e ado­les­cen­tes

Dan­do con­ti­nui­da­de às ações pro­te­ti­vas de cri­an­ças e ado­les­cen­tes con­tra vi­o­lên­cia se­xu­al em ho­téis, a Atlan­ti­ca Ho­tels pro­mo­veu a Cam­pa­nha Mês das Cri­an­ças, cu­jo te­ma foi “a in­for­ma­ção e o co­nhe­ci­men­to pro­te­gem”, por meio da di­vul­ga­ção da sé­rie de ani­ma­ção “Que Cor­po é Es­se?”, pro­du­ção do Ca­nal Fu­tu­ra em par­ce­ria com a Childho­od Bra­sil e a UNICEF.

“A sé­rie de ani­ma­ção ‘Que Cor­po é Es­se?’ con­ta com 12 epi­só­di­os ani­ma­dos, com du­ra­ção de pou­co mais de três mi­nu­tos ca­da, que aju­dam cri­an­ças, ado­les­cen­tes e adul­tos a di­a­lo­gar so­bre cor­po, se­xu­a­li­da­de e pro­te­ção da vi­o­lên­cia se­xu­al”, afir­ma Eva Den­gler, Ge­ren­te de Pro­gra­mas e Re­la­ções Em­pre­sa­ri­ais da Childho­od Bra­sil.

“Te­mos o com­pro­mis­so de in­for­mar e en­ga­jar pa­ra a pro­te­ção de cri­an­ças e ado­les­cen­tes da vi­o­lên­cia se­xu­al, cau­sa que com­par­ti­lha­mos com a Childho­od Bra­sil, por meio de ações que im­pac­tem po­si­ti­va­men­te, de mo­do am­plo, os nos­sos hós­pe­des, in­ves­ti­do­res e co­la­bo­ra­do­res”, afir­ma Ana Paula Nu­nes, Di­re­to­ra-Exe­cu­ti­va de Ges­tão de Pes­so­as & Cul­tu­ra da Atlan­ti­ca.

Pa­ra in­ten­si­fi­car os es­for­ços de co­mu­ni­ca­ção com o pú­bli­co que cir­cu­la pe­los ho­téis da re­de, es­ti­ve­ram ex­pos­tos, até o dia 31 de ou­tu­bro, car­ta­zes di­vul­gan­do a sé­rie ‘Que cor­po é es­se?’. Se­gun­do Ana Paula Nu­nes, to­dos os co­la­bo­ra­do­res dos ho­téis são agen­tes de dis­se­mi­na­ção da cau­sa e, nes­sa cam­pa­nha, a equi­pe de re­cep­ção dos em­pre­en­di­men­tos tam­bém es­ti­mu­la­ram os hós­pe­des a co­nhe­cer a sé­rie ‘Que Cor­po é Es­se?’, que apoia de for­ma edu­ca­ti­va o diá­lo­go so­bre o te­ma.

Além da cam­pa­nha, hou­ve uma mo­bi­li­za­ção ain­da mai­or de ar­re­ca­da­ção de re­cur­sos. “Os nos­sos hós­pe­des fo­ram con­vi­da­dos a do­ar R$ 1,00 no mo­men­to do check-out ou a de­po­si­tar do­a­ções no co­fri­nho da re­cep­ção do ho­tel, que be­ne­fi­ci­a­ram di­re­ta­men­te a Childho­od Bra­sil”, de­cla­ra a Di­re­to­raE­xe­cu­ti­va de Ges­tão de Pes­so­as & Cul­tu­ra da Atlan­ti­ca.

So­fi­tel Gu­a­ru­já Je­qui­ti­mar pro­mo­veu des­fi­le de mo­da sus­ten­tá­vel

A pre­o­cu­pa­ção com o meio am­bi­en­te e ações sus­ten­tá­veis es­tão sem­pre em pau­ta no So­fi­tel Gu­a­ru­já Je­qui­ti­mar, lo­ca­li­za­do no li­to­ral de São Pau­lo, um dos pi­o­nei­ros em atos de sus­ten­ta­bi­li­da­de da re­de Ac­corHo­tels. O ho­tel pro­mo­ve anu­al­men­te um even­to de mo­da no qual o li­xo re­ci­clá­vel é o pro­ta­go­nis­ta. O des­fi­le acon­te­ceu na ter­ça-fei­ra, dia 16 de ou­tu­bro, e con­tou com em­bai­xa­do­res e fi­lhos de co­la­bo­ra­do­res.

Lo­oks con­fec­ci­o­na­dos com ma­te­ri­ais re­ci­cla­dos re­co­lhi­dos no pró­prio resort, co­mo co­pos, cáp­su­las de ca­fé expresso, tou­cas, len­çóis, pa­pe­lão, en­tre ou­tros itens fo­ram des­fi­la­dos du­ran­te o even­to. Os pri­mei­ros lu­ga­res ain­da ga­nha­ram prê­mi­os, que fo­ram de brin­que­dos a ex­pe­ri­ên­ci­as. Os res­pon­sá­veis pe­las cri­an­ças ga­nha­do­ras tam­bém ti­ve­ram di­rei­to à re­com­pen­sa, co­mo um al­mo­ço es­pe­ci­al na pou­sa­da Gu­aiu­ba, por exem­plo. An­tes do des­fi­le, as

cri­an­ças co­nhe­ce­ram a hor­ta e fi­ze­ram um pas­seio pe­las qua­dras.

Pa­ra a ava­li­a­ção, fo­ram le­va­dos em con­si­de­ra­ção os ma­te­ri­ais uti­li­za­dos, o de­sign e a ori­gi­na­li­da­de dos mo­de­los, a fi­cha téc­ni­ca e a per­for­man­ce du­ran­te o des­fi­le. O pro­ces­so de tri­a­gem de li­xo do ho­tel ge­ra 1250 qui­los men­sais ou 15 to­ne­la­das anu­ais de li­xo, de­vi­da­men­te se­pa­ra­dos e en­ca­mi­nha­dos pa­ra uma em­pre­sa lo­cal de re­ci­cla­gem.

IHG re­ti­ra ca­nu­dos de plás­ti­co dos ho­téis em to­do o mun­do

A IHG - In­terCon­ti­nen­tal Ho­tels Group – anun­ci­ou no dia 11 de ou­tu­bro a re­ti­ra­da dos ca­nu­dos de plás­ti­co das su­as pro­pri­e­da­des em to­do o mun­do, até o fi­nal de 2019, re­pre­sen­tan­do mais de 5.400 ho­téis em qua­se 100 paí­ses. Os ca­nu­dos plás­ti­cos já fo­ram eli­mi­na­dos em qua­se 1.000 ho­téis na re­gião EMEAA - Eu­ro­pa, Meio Ori­en­te, Ásia e Áfri­ca. Ou­tra mu­dan­ça é a in­tro­du­ção de pro­du­tos de ba­nho em ta­ma­nho gran­de, pa­ra se­rem uti­li­za­dos a gra­nel em vá­ri­as mar­cas de ho­téis nas Amé­ri­cas, co­mo par­te de es­for­ços mais am­plos pa­ra re­du­zir o des­per­dí­cio.

Keith Barr, CEO da IHG, co­men­tou: “A IHG es­tá em

qua­se 100 paí­ses, e is­so nos traz a res­pon­sa­bi­li­da­de de pro­te­ger o meio am­bi­en­te. Há sem­pre mais ati­tu­des que po­de­mos to­mar a fim de mi­ni­mi­zar o des­per­dí­cio, mas o tra­ba­lho que es­ta­mos fa­zen­do pa­ra re­du­zir o plás­ti­co de uso úni­co é um exem­plo po­de­ro­so de co­mo po­de­mos nos unir com os hós­pe­des, pro­pri­e­tá­ri­os e co­le­gas pa­ra ge­rar mu­dan­ças po­si­ti­vas”.

O tra­ba­lho já vem sen­do re­co­nhe­ci­do. Re­cen­te­men­te, a IHG foi no­me­a­da lí­der do se­tor nos Ín­di­ces de Sus­ten­ta­bi­li­da­de Dow Jo­nes, pe­lo se­gun­do ano con­se­cu­ti­vo. Madhu Ra­jesh, Di­re­tor da As­so­ci­a­ção In­ter­na­ci­o­nal de Tu­ris­mo - ITP, dis­se. “A ação com­pro­me­ti­da da IHG pa­ra re­du­zir o des­per­dí­cio de plás­ti­co de­mons­tra sua ca­pa­ci­da­de de ser uma for­ça pa­ra o bem nas co­mu­ni­da­des lo­cais em to­do o mun­do. Com ini­ci­a­ti­vas co­mo es­sas e por meio de es­trei­ta co­la­bo­ra­ção do se­tor, a in­dús­tria ho­te­lei­ra e de tu­ris­mo po­de con­ti­nu­ar a li­de­rar o ca­mi­nho no es­ta­be­le­ci­men­to de com­pro­mis­sos cla­ros e quan­ti­fi­cá­veis que me­lho­rem a sus­ten­ta­bi­li­da­de. Is­so foi fun­da­men­tal na Agen­da 2030 pa­ra o De­sen­vol­vi­men­to Sus­ten­tá­vel da ITP, que apoia os Ob­je­ti­vos de De­sen­vol­vi­men­to Sus­ten­tá­vel da ONU e per­mi­te que nos­sa in­dús­tria es­te­ja na van­guar­da do cres­ci­men­to sus­ten­tá­vel”.

Be­a­ch Park con­quis­ta cer­ti­fi­ca­ção am­bi­en­tal em con­sequên­cia de seu po­si­ci­o­na­men­to

Pe­la ter­cei­ra vez o Be­a­ch Park En­tre­te­ni­men­to re­ce­beu a cer­ti­fi­ca­ção na nor­ma ISO 14.001, e des­ta vez, de for­ma mais abran­gen­te, aten­den­do aos re­qui­si­tos con­ti­dos na ver­são 2015. A mar­ca se com­pro­me­te com o de­sen­vol­vi­men­to de ações que con­tri­bu­am pa­ra a pre­ser­va­ção do meio am­bi­en­te e tem uma po­lí­ti­ca am­bi­en­tal que vi­sa pro­mo­ver a pre­ser­va­ção dos re­cur­sos na­tu­rais e a me­lho­ria con­tí­nua dos pro­ces­sos de ges­tão.

A nor­ma in­ter­na­ci­o­nal es­pe­ci­fi­ca re­qui­si­tos pa­ra im­ple­men­ta­ção e ope­ra­ção do SGA - Sis­te­ma de Ges­tão Am­bi­en­tal nas or­ga­ni­za­ções - es­tru­tu­ra de­sen­vol­vi­da pa­ra au­xi­li­ar as or­ga­ni­za­ções a pla­ne­jar con­sis­ten­te­men­te ações, pre­ve­nir e con­tro­lar im­pac­tos sig­ni­fi­ca­ti­vos so­bre o meio am­bi­en­te, ge­ren­ci­ar ris­cos e me­lho­rar con­ti­nu­a­men­te o de­sem­pe­nho am­bi­en­tal e a pro­du­ti­vi­da­de. Fa­zem par­te da SGA do Be­a­ch Park, o Di­re­tor Ins­ti­tu­ci­o­nal, Ivon Levy, a Co­or­de­na­do­ra de Meio Am­bi­en­te, Raís­sa Bi­sol, téc­ni­cos em meio am­bi­en­tes e au­xi­li­a­res de meio am­bi­en­te.

Es­sa no­va ver­são de 2015, fo­ca na ne­ces­si­da­de de um equilíbrio en­tre os três pi­la­res da sus­ten­ta­bi­li­da­de – meio am­bi­en­te, so­ci­e­da­de e eco­no­mia – e evi­den­cia a im­por­tân­cia da par­ti­ci­pa­ção dos co­la­bo­ra­do­res com a cons­ci­en­ti­za­ção am­bi­en­tal. “É uma hon­ra, con­quis­tar o cer­ti­fi­ca­do é, na ver­da­de, uma de­mons­tra­ção do nos­so com­pro­me­ti­men­to com prá­ti­cas sus­ten­tá­veis e pa­drões in­ter­na­ci­o­nais de ges­tão am­bi­en­tal”, co­men­ta Mu­ri­lo Pas­co­al, Di­re­tor e CEO do Be­a­ch Park En­tre­te­ni­men­to.

Co­la­bo­ra­do­res do Ho­li­day Inn Ma­naus fi­ze­ram o plan­tio de mais de 200 pés de mudas

Sé­rie de ani­ma­ção con­ta com 12 epi­só­di­os que aju­dam cri­an­ças, ado­les­cen­tes e adul­tos a di­a­lo­gar so­bre cor­po, se­xu­a­li­da­de e pro­te­ção da vi­o­lên­cia se­xu­al

Na oca­sião, co­la­bo­ra­do­res do resort e seus fi­lhos des­fi­la­ram lo­oks cri­a­dos com ma­te­ri­ais re­ci­cla­dos

Os ca­nu­dos plás­ti­cos já fo­ram eli­mi­na­dos em qua­se 1.000 ho­téis

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.