IHG ini­ci­ou subs­ti­tui­ção de ca­nu­dos plás­ti­cos nos ho­téis do Bra­sil

Hotéis - - Responsabilidade Socioambiental -

Qua­se dois me­ses de­pois de a IHG – In­terCon­ti­nen­tal Ho­tels Group - anun­ci­ar que es­tá em pro­ces­so de re­ti­ra­da dos ca­nu­dos plás­ti­cos de to­dos os seus ho­téis - es­pa­lha­dos por qua­se cem paí­ses, os em­pre­en­di­men­tos com as mar­cas In­terCon­ti­nen­tal, Ho­li­day Inn e Ho­li­day Inn Ex­press no Bra­sil, di­vul­ga­ram, no fi­nal de novembro, ini­ci­a­ti­vas já ado­ta­das so­bre o uso dos ca­nu­dos.

Os ho­téis In­terCon­ti­nen­tal São Pau­lo, Ho­li­day Inn Par­que Anhem­bi e Ho­li­day Inn Be­lo Ho­ri­zon­te, por exem­plo, só for­ne­cem ca­nu­dos de plás­ti­co ca­so os hós­pe­des so­li­ci­tem. O Stay­brid­ge Sui­tes São Pau­lo não usa ca­nu­dos de plás­ti­co e in­ter­na­men­te os co­la­bo­ra­do­res uti­li­zam co­pos de lou­ça.

O In­terCon­ti­nen­tal São Pau­lo in­for­mou que, a par­tir de ja­nei­ro de 2019, for­ne­ce­rá ape­nas ca­nu­dos de pa­pel. Igual­men­te pa­ra os co­pos plás­ti­cos, a en­tre­ga é fei­ta quan­do há uma exi­gên­cia do cli­en­te. Co­pos ou ca­ne­cas de lou­ça são usa­dos pe­los co­la­bo­ra­do­res in­ter­na­men­te. Pa­ra o hós­pe­de, são for­ne­ci­dos co­pos de pa­pel bi­o­de­gra­dá­vel.

Os pa­péis uti­li­za­dos nos es­cri­tó­ri­os fo­ram subs­ti­tuí­dos por fo­lhas de sul­fi­te fei­tas com ba­ga­ço de ca­na. O ho­tel tam­bém faz a re­ci­cla­gem das cáp­su­las de máquinas de ca­fé. Após o uso, elas são en­vi­a­das de vol­ta pa­ra a em­pre­sa pa­ra o des­car­te cor­re­to.

Na re­gião nor­te, o ho­tel Ho­li­day Inn Ma­naus não uti­li­za ca­nu­dos plás­ti­cos há qua­se um ano. Ou­tra me­di­da ado­ta­da foi a sus­pen­são da com­pra de sa­cos plás­ti­cos pa­ra as li­xei­ras e subs­ti­tui­ção por ou­tro de ma­te­ri­al 100% re­ci­cla­do.

Co­mo for­ma de in­cen­ti­vo, o Ho­li­day Inn Por­to Ale­gre pre­sen­te­ou os co­la­bo­ra­do­res com uma ca­ne­ca de lou­ça. Ou­tra ini­ci­a­ti­va in­ter­na é a cons­tan­te ta­re­fa de sen­si­bi­li­zá-los pa­ra não usar ma­te­ri­ais plás­ti­cos. O ho­tel gaú­cho faz co­le­ta das tam­pi­nhas de gar­ra­fa pet e as en­tre­ga a uma en­ti­da­de, que faz a re­ci­cla­gem do ma­te­ri­al.

O Ho­li­day Inn Ex­press Be­lém Ana­nin­deua subs­ti­tui­rá em bre­ve os ca­nu­dos plás­ti­cos por um de ma­te­ri­al bi­o­de­gra­dá­vel. Atu­al­men­te, os co­pos uti­li­za­dos nos apar­ta­men­tos, no ca­fé da ma­nhã e de­par­ta­men­tos in­ter­nos são de lou­ça. Já o Ho­li­day Inn Ex­press Rio Bran­co não uti­li­za ca­nu­dos plás­ti­cos. Hós­pe­des e cli­en­tes usam co­pos de vi­dro.

De for­ma pro­gres­si­va, os de­mais ho­téis da re­de têm se or­ga­ni­za­do pa­ra es­tar em con­for­mi­da­de com o anún­cio. To­dos os ho­téis com a mar­ca da IHG par­ti­ci­pam do Gre­en En­ga­ge, pro­gra­ma de sus­ten­ta­bi­li­da­de que for­ne­ce ori­en­ta­ção so­bre co­mo ge­ren­ci­ar seus re­sí­du­os e re­co­men­da 20 so­lu­ções que es­ta­be­le­çam co­mo eles po­dem ma­ni­pu­lar, ar­ma­ze­nar, re­ci­clar e des­car­tar os re­sí­du­os, tan­to den­tro qu­an­to fo­ra do ho­tel. A par­ti­ci­pa­ção no IHG Gre­en En­ga­ge é um pa­drão glo­bal pa­ra to­dos os ho­téis e re­co­nhe­ce seu pro­gres­so atra­vés de qua­tro ní­veis de cer­ti­fi­ca­ção.

Fei­tos nor­mal­men­te de po­li­pro­pi­le­no ou po­li­es­ti­re­no, ma­te­ri­ais que não são bi­o­de­gra­dá­veis, os ca­nu­dos plás­ti­cos de­mo­ram até 200 anos pa­ra se de­com­por. E, quan­do des­car­ta­dos, se de­sin­te­gram em pe­que­nas par­tí­cu­las, que che­gam aos oce­a­nos e aca­bam en­go­li­das pe­los ani­mais.

Na re­gião nor­te, o ho­tel Ho­li­day Inn Ma­naus não uti­li­za ca­nu­dos plás­ti­cos há qua­se um ano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.