No­vo­tel Rio de Ja­nei­ro Bo­ta­fo­go re­duz em 70% o des­per­dí­cio de ali­men­tos

Hotéis - - Responsabilidade Socioambiental -

O No­vo­tel Rio de Ja­nei­ro Praia de Bo­ta­fo­go, no Rio de Ja­nei­ro (RJ), apro­vei­tou o mês de ou­tu­bro, quan­do são ce­le­bra­dos o Dia do Con­su­mo Cons­ci­en­te e o Dia Mun­di­al da Ali­men­ta­ção, pa­ra apre­sen­tar o re­sul­ta­do de seu pro­gra­ma de ges­tão de des­per­dí­cio ali­men­tar. Após 45 di­as de mo­ni­to­ra­men­to e ações cor­re­ti­vas, o ho­tel dei­xou de jo­gar fo­ra 574 Kg de ali­men­tos, pas­san­do pa­ra 174 Kg; e as ações pa­ra re­du­ção ain­da con­ti­nu­am.

O em­pre­en­di­men­to im­ple­men­tou ações pi­o­nei­ras den­tro da uni­da­de, que con­sis­ti­ram em se­pa­ra­ção do li­xo or­gâ­ni­co no res­tau­ran­te, além da im­ple­men­ta­ção de um bal­de com ba­lan­ça ex­clu­si­vo pa­ra a pe­sa­gem das so­bras do bu­fê, cas­cas e ta­los. To­do o des­per­dí­cio foi acom­pa­nha­do de for­ma sim­ples, com o au­xí­lio de uma pla­ni­lha, po­rém com um gran­de po­der de cons­ci­en­ti­za­ção e en­ga­ja­men­to dos co­la­bo­ra­do­res e hós­pe­des.

Após o re­sul­ta­do das pe­sa­gens dos ali­men­tos que iam pa­ra o li­xo, a pri­mei­ra ação cor­re­ti­va foi a im­ple­men­ta­ção de uma gas­tro­no­mia fo­ca­da no des­per­dí­cio ze­ro. Des­de en­tão, ali­men­tos pré­pre­pa­ra­dos que não fo­ram dis­po­ni­bi­li­za­dos no ca­fé da ma­nhã são trans­for­ma­dos em ou­tros pra­tos e ser­vi­dos nas de­mais re­fei­ções ou, em úl­ti­mo ca­so, des­ti­na­dos a uma com­pos­tei­ra que trans­for­ma es­tes re­sí­du­os em adu­bo pa­ra plan­tas.

A Ge­ren­te Ge­ral do No­vo­tel Bo­ta­fo­go, Li­zan­dra Nu­nes, exem­pli­fi­ca: “fru­tas já pi­ca­das e des­cas­ca­das po­dem vi­rar su­co no al­mo­ço, fri­os fa­ti­a­dos po­dem com­por uma sa­la­da ou re­che­ar uma la­sa­nha e ovos co­zi­dos ou me­xi­dos tor­nam-se in­gre­di­en­tes de uma de­li­ci­o­sa fa­ro­fa. No fu­tu­ro, qu­e­re­mos che­gar na fa­se em que não te­re­mos tan­tas so­bras ao pon­to de apro­vei­tá-las em ou­tras re­cei­tas”.

Em par­ce­ria com a Nu­tri­con­trol, workshops de cons­ci­en­ti­za­ção re­for­çam o com­pro­me­ti­men­to das equi­pes do res­tau­ran­te e da co­zi­nha na me­lho­ria dos pro­ces­sos re­a­li­za­dos, es­pe­ci­a­li­za­da em con­sul­to­ria e au­di­to­ria nu­tri­ci­o­nal e se­gu­ran­ça ali­men­tar. Da mes­ma for­ma, ma­te­ri­ais de co­mu­ni­ca­ção de­sen­vol­vi­dos pe­la Ac­corHo­tels, dis­po­ní­veis nas me­sas de re­fei­ções, ga­ran­tem o en­vol­vi­men­to dos hós­pe­des na em­prei­ta­da sus­ten­tá­vel.

Cons­ci­en­ti­za­ção dos en­vol­vi­dos e trans­for­ma­ção de so­bras em no­vos ali­men­tos es­tão en­tre as me­di­das de su­ces­so

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.