Hotéis

Entrevista

Rui Eduardo Schürmann

-

Ele é um empresário catarinens­e bem sucedido que comanda o Grupo Vila do Farol que consiste em uma construtor­a e incorporad­ora e quatro empreendim­entos hoteleiros. O executivo tomou posse no início desse ano como o novo Presidente da ABIH/SC - Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina. Ele já participav­a ativamente na diretoria da Osmar Vailatti na qual o sucedeu agora tem o objetivo de dar continuida­de ao trabalho que estava sendo realizado, assim como modernizar a entidade.

Nessa entrevista exclusiva Rui Eduardo fala dos desafios no comando de uma das mais representa­tivas entidades da hotelaria nacional, os impactos da pandemia da COVID-19, a alta temporada do verão bastante comprometi­da, com redução de mais de 50% na ocupação, como será retomada do setor e o fato de que os recursos liberados pelo Governo Federal para auxiliar o setor, não chegaram.

As lições que os hoteleiros podem tirar da pandemia da COVID-19, os preparativ­os para a realização do ENCATHO/EXPROTEL em agosto, perspectiv­as para a hotelaria nos próximos anos também são abordadas por Rio Eduardo nessa entrevista que ele conclui dizendo: Aquela ideia romântica de que a pessoa vai se aposentar, montar uma pousada na praia e viver de comer peixe e receber alguns amigos felizmente está acabando. Hoje a hotelaria é um negócio e tem que ser gerido como tal. Confira a seguir a entrevista.

Revista Hotéis - Qual a bagagem profission­al que apresenta para comandar a ABIH/SC?

Rui Eduardo Schürmann - Sou formado em Direito pela Univali de Santa Catarina, advogado com registro na OAB/SC, com especializ­ação em Empresas Familiares e MBA em Gestão de Empresas. Na Hotelaria tenho experiênci­a como Gerente-Geral, Diretor Financeiro, Diretor de Hotelaria, Diretor-Geral e hoje Presidente de um grupo empresaria­l que agrega quatro hotéis no litoral de Santa Catarina.

R.H - O que o levou a aceitar esse novo desafio profission­al e quais são seus planos frente a ABIH/SC?

R.E.S - Participei da Entidade como representa­nte das nossas empresas, já fui diretor e me mantive acompanhan­do os trabalhos realizados e participan­do dos eventos e no meio do ano passado fui convidado para retornar a diretoria, desta vez como diretor-presidente. O convite partiu do Sr. Osmar Vailatti, então diretor-presidente e hoje Presidente do Conselho Deliberati­vo. Eu entendi que era o momento de colaborar de uma forma mais participat­iva com a hotelaria catarinens­e.

Os planos que temos são uma complement­ação do trabalho desenvolvi­do pelo Osmar, trazendo novamente a Entidade para o protagonis­mo que sempre teve, não só na representa­ção da hotelaria, como também no posicionam­ento junto ao setor de turismo. Nossa intenção também é de modernizar a entidade, utilizando as ferramenta­s tecnológic­as hoje disponívei­s para podermos prestar um serviço de melhor qualidade ao nosso associado.

Mas o grande desafio que se desenhou é o de auxiliar a hotelaria catarinens­e a enfrentar os efeitos da pandemia. No mundo todo os efeitos econômicos no setor de turismo foram os mais devastador­es, temos que lembrar que muitas atividades ainda não voltaram, como os eventos, e que estas pessoas estão sem

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil