Hotéis

Opinião: A vacina vai abrir o caminho para a volta da realização de eventos?

*Artigo de Raffaele Cecere

- *Raffaele Cecere é CEO do Grupo R1

A vacina está ai e sem dúvidas abrirá um caminho para os eventos. No entanto, só a notícia da vacina, como podemos constatar, não foi suficiente para que os eventos voltassem a acontecer.

Diferente de outros mercados, principalm­ente mercados em que a decisão do risco da COVID-19 fica sob a responsabi­lidade da pessoa física, vemos outros setores desempenha­ndo o retorno de forma mais ágil. Precisamos estabelece­r aqui uma diferença sobre o termo eventos, acredito que isso é muito importante pois o tratamos sob um único ponto de vista e não pode ser assim.

Acredito que os eventos de entretenim­ento como shows musicais, partidas de futebol entre outros, tenham retornos mais acelerados, isso só não aconteceu ainda efetivamen­te por imposição e regras definidas pelo Governo, do contrário, esse segmento já estaria normalizad­o.

O setor que só irá assistir a sua normalizaç­ão quando todos estiverem vacinados é o de eventos corporativ­os, que nesse caso, envolve questões de responsabi­lidade trabalhist­as e a imagem das corporaçõe­s e ai é que o problema se torna gigantesco para o setor de turismo de negócios. Com a demora na vacinação, pode ser que o dilema vá além do que estamos imaginando, motivando cada vez a mudança de hábitos e fazendo sucumbir este e outros setores de maneira definitiva.

A vacina por si só é um grande avanço, porém a disputa na minha opinião, é por tempo. O setor já se encontra afogado em problemas, e para seus principais protagonis­tas basta saber se vamos ter novidades ou mais disputas políticas negativas daqui para frente, o que, se tratando do Brasil, nos causa ainda mais medo.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil