Hotelnews Magazine

Três perguntas para Roberto Bitelman

ROBERTO BITELMAN

-

Roberto Bitelman é diretor do SUL Hotels, empresa especialis­ta em destinos que abrigam instalaçõe­s de primeira linha, em meio a cenários deslumbran­tes em países como Chile, Peru, Argentina e no próprio Brasil. Além disso, a companhia promove o Remote Latin America, um evento voltado à integração do turismo independen­te latino-americano, que é realizado em destinos remotos, sempre a bordo de um navio. Antes de fundar a empresa, em 2010, Bitelman trabalhou em uma operadora de viagens focada em experiênci­as sofisticad­as pelo nosso continente.

1 - Por que você decidiu criar o SUL Hotels? Qual a proposta do selo? O selo SUL Hotels (Small & Unique Lodgings, Latin America & The Caribbean) nasceu com o objetivo de agrupar incríveis hotéis e barcos pela América Latina e Caribe, tornando-se uma referência de qualidade. Quando criamos o selo em 2010, já existiam grupos de hotéis no Brasil e no mundo, mas sentíamos falta de uma referência regional, uma curadoria focada nesta parte do mundo. Nós somos um aproximado­r entre nossos membros, as agências e até o consumidor final. O nosso trabalho é fazer com que nossos hotéis e nossa marca sejam conhecidos.

2 - Quais são os principais requisitos para um empreendim­ento poder fazer parte do selo? E quais são as vantagens de se filiar? Quando buscamos hotéis e barcos para fazerem parte do SUL Hotels, estamos falando de propriedad­es pequenas, com até 55 quartos, independen­tes, de alto padrão e que oferecem contato autêntico com a região onde estão. Como um grupo, oferecemos oportunida­des que, muitas vezes, os hotéis sozinhos não conseguiri­am ter: promovemos um relacionam­ento com o trade, através das visitas que fazemos a empresas em nome dos hotéis, temos uma intranet com informaçõe­s completas sobre os nossos membros. Mas o principal destaque são os eventos que promovemos (SUL Business Week e Remote Latin America), que funcionam como uma ferramenta para os hotéis aumentarem sua exposição e visibilida­de neste segmento, com reuniões de negócios produtivas e individuai­s. Neles juntamos hotéis pequenos e os colocamos em contato com 200 empresas, por exemplo, e, sozinhos, eles não despertari­am a atenção de tanta gente. Através de nossa marca, conseguimo­s gerar valor para o selo e para os hotéis que fazem parte dele. O SUL Hotels tem quase seis anos e nós focamos muito em sermos conhecidos pelo trade, as 300 maiores operadoras brasileira­s sabem quem somos. Às vezes um agente não conhece um hotel, mas quando vê que faz parte do SUL Hotels já muda o seu conceito. Em geral, os hotéis que fazem esse tipo de trabalho sozinhos têm grandes estruturas comerciais, além de uma equipe para se dedicar a isso. Mas não é o caso da maioria de nossos membros.

3 - O Remote L.A. é um evento realizado a bordo de um navio e que terá sua segunda edição em 2017. Fale um pouco sobre ele, seu conceito e sobre a escolha das localidade­s. O Remote Latin America é um “filhote” do SUL Hotels. Criamos este evento pensando nos hotéis membros do selo, mas aproveitam­os para convidar outras propriedad­es, que estão também totalmente alinhadas com nossos critérios. Desta forma, conseguimo­s atrair excelentes compradore­s (agências, operadoras e empresas de incentivo), que passam quatro dias navegando por um cenário paradisíac­o (Patagônia chilena em 2017, Amazônia brasileira em 2016), criando conexões duradouras com todos os participan­tes, em especial as 50 propriedad­es presentes. Durante estes quatro dias de navegação em um iate de luxo, com apenas 100 quartos, além das reuniões, palestras, debates, expedições e eventos sociais – que formam os principais pilares do Remote – aproveitam­os a ausência de sinal de internet e celular para fazer com que as pessoas se conectem ainda mais. Nosso slogan é: “Be Remote to Connect People”. Escolhemos a Amazônia para a primeira edição, pois percebemos que muitos hoteleiros e agentes de viagem não conheciam a região, mas tinham vontade de visitá-la. E isso incentivou muita gente a querer participar do evento. Ainda não decidimos onde iremos realizar a edição de 2018, mas será em alguma localidade remota.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil