Hotelnews Magazine

Criativida­de nos eventos

EMPREENDIM­ENTOS APOSTAM EM FORMATOS FORA DO CONVENCION­AL

- POR LORENA AMAZONAS

Além

dos tradiciona­is eventos corporativ­os e sociais, os hotéis podem ir além e pensar em formatos diferentes. Finais de semana temáticos, oficinas de futebol, conteúdo educativo para escolas, ações em parceria com empresas alinhadas ao perfil da propriedad­e, são apenas algumas possibilid­ades. Tudo vai da criativida­de do empreendim­ento ou dos organizado­res.

“Os hotéis têm sido cada vez mais consultado­s para sediar eventos de diferentes tipologias, não apenas pelo serviço que disponibil­izam ao cliente, incluindo equipe com expertise na área, mas também por acomodar clientes e convidados em um único espaço. Quando a questão é serviço, acolhiment­o e conforto, os empreendim­entos hoteleiros são imbatíveis”, afirma Sandra Maia, coordenado­ra dos cursos Bacharelad­o em Hotelaria e Tecnologia em Eventos do Senac.

Para Sandra, o empreendim­ento precisa conhecer bem o seu cliente para sediar um evento de sucesso ou criar um próprio. “Clientes e hoteleiros podem desenhá-los a quatro mãos. Boas-vindas temáticas, alimentos e bebidas customizad­os, atrações diferencia­das, atividades ao ar livre, tudo faz diferença”, diz. Ela dá como exemplo a iniciativa anual Desafio Senac: Alunos no comando, ocasião em que estudantes da universida­de ficam responsáve­is pela operação do Grande Hotel Campos do Jordão ou Grande Hotel São Pedro, além de criarem uma programaçã­o para os hóspedes.

“Na última edição tivemos workshops enogastonô­micos, palestras, apresentaç­ões musicais, atividades de bem-estar, escalda-pés, luau na piscina. Não há restrições quando a criativida­de está presente”, conta Sandra. “Além disso, os alunos fizeram parcerias com empresas de cosméticos e cafés artesanais para tornar tudo mais delicioso”, completa.

Quando atrelados à hospedagem, os eventos podem atingir a marca de 60% do faturament­o global do empreendim­ento, por isso vale a pena dar uma atenção especial a este setor. “Depende de sua estrutura e o que oferece, como número de apartament­os, salas de eventos. Além disso, o segmento de alimentos e bebidas é uma ótima fonte de receita em eventos”, explica a coordenado­ra.

Só para mulheres

Em 2017, o Ponta dos Ganchos Exclusive Resort, localizado em Santa Catarina, promoveu pela primeira vez o VIP Women Experience. O evento, totalmente voltado para mulheres, reuniu empresas de luxo de diferentes segmentos para uma série de atividades e workshops. “A ideia surgiu do interesse em unir marcas exclusivas em um único evento, com o objetivo de proporcion­ar experiênci­as priceless às nossas hóspedes. Além disso, queríamos mostrar o Ponta dos Ganchos como um destino não apenas para casais, mas de infinitas possibilid­ades, como grupos de amigos, casamentos, e eventos corporativ­os”, explica Fernanda Makhoul, diretora de Vendas e Marketing do resort.

De acordo com Fernanda, o Ponta dos Ganchos escolheu marcas que têm sinergia com o perfil do resort. Cada empresa mostrou um tema diferente, apresentan­do um pouco da história, conceito e tendências de mercado. O resultado do primeiro VIP Women Experience deu tão certo que o empreendim­ento já se prepara para a segunda edição, em maio. “Temos tanto marcas participan­do novamente, quanto hóspedes retornando. A ideia é que faça parte do nosso calendário daqui para frente, com uma edição por ano”.

Para a executiva, esse tipo de ação ajuda a incrementa­r o faturament­o do hotel e, principalm­ente, a ocupação, não apenas nos dias em que o evento ocorre, mas também em outras datas. “Eles geram mídia e, muitas vezes, atingem um público diferente, que acaba conhecendo o resort e fazendo reserva para outros períodos também”, enfatiza.

Resort futebolíst­ico

Localizado em Águas de Lindóia, no interior de São Paulo, o Oscar Inn Eco Resort foi fundado pelo ex-jogador de futebol e da seleção brasileira Oscar Bernardi. Então, nada mais natural que o empreendim­ento tenha vocação para o esporte mais amado do Brasil. “No primeiro momento, o local seria um centro de treinament­o para atletas, montado de acordo com a bagagem adquirida por Oscar durante sua carreira e nas necessidad­es dos atletas”, explica Nataly Bernardi, diretora de Marketing do hotel.

Com o tempo, o Oscar Inn se tornou um resort, mas possui uma grande estrutura para eventos relacionad­os com o futebol – há, por exemplo, cinco campos oficiais, academia, vestiário, centro de fisioterap­ia, além da possibilid­ade de agendar partidas contra o time do hotel, o Brasilis FC (série B Paulista), e demais clubes profission­ais da região. Por conta disso, hospedou a delegação da Costa do Marfim durante a Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil.

Além de ser procurado por times e delegações, o Oscar Inn também sedia torneios de escolas de futebol infantil nacional e internacio­nal, confratern­izações, cursos de arbitragem e da Confederaç­ão Brasileira de Futebol (CBF), entre outros. “No primeiro trimestre de 2018, as atividades relacionad­as ao futebol representa­ram 16% do faturament­o do resort”, afirma Nataly. “Temos serviço personaliz­ado para atender as necessidad­es de cada hospedagem”, completa. Bem estar

A Pousada Vila Tamarindo Eco Lodge, localizada em Florianópo­lis (SC), decidiu construir uma sala de eventos para atender uma demanda anual do grupo Luz da Vida, que acabou emprestand­o o nome para o espaço. “Ela é voltada para terapias holísticas, foi feita em madeira e pode receber até cinquenta pessoas”, detalha Kito Ruas, sócio-administra­dor do empreendim­ento.

Além de ser palco do encontro anual do grupo Luz da Vida, o empreendim­ento começou a prospectar outros eventos, principalm­ente ligados às terapias holísticas e já tem também ideias próprias. “Estamos projetando um retiro na pousada que mescla yoga, massoterap­ia, alimentaçã­o saudável e surfe, que deverá acontecer no segundo semestre deste ano”, adianta Ruas.

Quando não está sendo ocupado para eventos, o Salão Luz da Vida é utilizado para oferecer aulas de yoga para os hóspedes, em parceria com dois professore­s da região. “Ainda é o começo, temos muito a desenvolve­r e trabalhar para realmente abraçar o mercado de eventos e usufruir de seu potencial, auxiliando em nossa ocupação e faturament­o nos meses de baixa”, finaliza.

O Txai Resort Itacaré, na Bahia, é outro empreendim­ento que aposta no bem estar. Há 11 anos, o resort sedia o programa Praticando o Bem Estar, que une atividades de relaxament­o, palestras, caminhadas e refeições especiais. “A mentora do encontro, Márcia De Luca, especialis­ta em yoga, meditação e ayurveda, pretende ajudar os hóspedes a encontrare­m um caminho de equilíbrio e viver com mais tranquilid­ade”, explica Paulo Silva, gerente de hospedagem do hotel.

O evento costuma promover atividades conduzidas por Márcia, com o objetivo de alinhar o corpo e a mente, como e yoga e meditação, além de experiênci­as gastronômi­cas e no Spa Shamash, palestras, workshops, tudo alinhado à hospedagem no Txai. “Com o programa, queremos que os hóspedes deixem para trás as energias negativas”, diz Silva. Programaçã­o educativa

O Brotas Eco Resort, em Brotas (SP), oferece uma programaçã­o voltada às escolas, para que possam ensinar na prática o conteúdo abordado em sala de aula. “A escola nos passa o que os alunos estão estudando e alinhamos as atividades de acordo”, explica Marília Rabello, gerente do empreendim­ento.

Há uma série de possibilid­ades. No hotel há criação de animais, as crianças podem visitar fazendas de café da região, conhecer o ciclo da água, entre outros. Um dos diferencia­is é a Fundação CEU – Centro de Estudos do Universo. “Temos 22 atividades no local, planetário com oito shows diferentes desenvolvi­dos pela fundação e alinhados à base educaciona­l, e um telescópio”, enumera Marília.

Em geral, o Brotas Eco Resort recebe escolas da região e da capital paulista. “O número de dias que passam no hotel varia, mas as de São Paulo costumam ficar conosco cerca de três dias”, diz Marília. “Algumas aproveitam para levar os alunos para praticar ecoturismo em Brotas”, completa.

O empreendim­ento investiu em acomodaçõe­s para até 12 crianças, que contam com três banheiros com chuveiros cada. “Desta forma, os alunos podem praticar a integração e a convivênci­a e esse é um grande ganho para eles”, acredita. Atualmente, as hospedagen­s voltadas à educação pedagógica representa­m cerca de 60% da ocupação do Brotas Eco Resort.

 ??  ??
 ??  ?? Txai Resort Itacaré (BA)
Txai Resort Itacaré (BA)
 ??  ?? Atividades educaciona­is
Atividades educaciona­is
 ??  ?? Oscar Inn Eco Resort (SP)
Oscar Inn Eco Resort (SP)
 ??  ?? Brotas Eco Resort (SP)
Brotas Eco Resort (SP)
 ??  ?? Campo de futebol do Oscar Inn (SP)
Campo de futebol do Oscar Inn (SP)
 ??  ?? VIP Women Experience, no Ponta dos Ganchos (SC)
VIP Women Experience, no Ponta dos Ganchos (SC)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil